Dados recentes levantados pelo órgão apontam que a modalidade é campeã disparada em número de queixas
O Procon de Capivari de Baixo emitiu um alerta à população sobre o aumento nas reclamações de cobrança indevida. Dados recentes levantados pelo órgão apontam que a modalidade é campeã disparada em número de queixas.
Entre os principais casos estão: serviço de telefonia não solicitado, uma taxa extra em fatura de cartão de crédito não reconhecida e produtos que nunca chegaram aos consumidores.
A incidência dos casos além do prejuízo financeiro, também causa estresse e desperdício de tempo para os que são afetados.
Os casos se tornam mais complexos em razão da dificuldade do consumidor em identificar a origem da cobrança e conseguir o estorno ou o cancelamento do serviço com a empresa fornecedora. Em muitos cenários, a insistência dessas cobranças, mesmo após tentativas de esclarecimento, força o cidadão a recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.
A melhor defesa é a informação e a cautela, assim o Procon orienta os munícipes a adotarem medidas para evitar cobranças indevidas. Seguem algumas delas:
Se constatar alguma discrepância na cobrança, imediatamente faça contato com o fornecedor. Se a empresa não resolver o problema em um prazo razoável (geralmente até 5 dias úteis), ou se a solução proposta for insatisfatória, procure o Procon.
Contatos do PROCON de Capivari de Baixo:
E-mail: procon@capivaridebaixo.sc.gov.br – Fone: 99222.3903
Endereço: Rua João Goulart, 329, Centro, junto à Central de Atendimento ao Cidadão.