Equipe técnica segue com avaliações para definir solução para término da obra
Quase um mês após registrar afundamento de pista em dois trechos distintos, a obra de pavimentação da Rodovia Pedro Rosa Lemos, a conhecida Estrada da Jabuticabeira, que liga Jaguaruna a Tubarão, ainda aguarda soluções para conclusão.
:: Saiba mais
Trecho da estrada da Jabuticabeira afunda e prefeitura estuda soluções em Jaguaruna
Estrada da Jabuticabeira tem afundamento de pista em segundo trecho; trânsito segue liberado
Conforme a prefeitura, a equipe técnica e a empresa responsável pela execução da obra continuam avaliando o caso para uma solução. “Diante dos últimos rompimentos, a equipe técnica da administração, juntamente com a empresa executora, ainda está avaliando o caso para melhor solução”, afirma.
Enquanto isso, a empresa conclui as etapas finais do asfalto já colocado e a instalação de defensas.
No último dia 24 de março, parte da estrada afundou, causando deslizamento de terra no trecho que já estava em fase final para receber a camada asfáltica. Rachaduras se formaram no local já próximo à ponte de Congonhas, no limite com Tubarão.
Com mais de 80% da obra concluída, o trecho final, próximo à ponte de Congonhas, em Tubarão, estava recebendo terraplanagem para pavimentação asfáltica nos cerca de 600 metros restantes.
Próximo à ponte menor, sentido SC-100, também houve afundamento de pista. Cones foram colocados para sinalizar o ocorrido.
A obra estava parada após o aparecimento de solos moles, que causaram instabilidade no aterro e deslizamento do greide na etapa final da obra. Os engenheiros estudavam alternativas para solucionar o problema e manter a camada asfáltica sem rupturas, porém, os estudos ainda não foram concluídos para uma solução.
A Rodovia Pedro Rosa Lemos aguarda sua pavimentação completa há quase dois anos. Prevista para ser entregue em dezembro de 2023, alguns problemas estruturais impediram a conclusão da obra, realizada em convênio com o governo do Estado e conta com investimento de cerca de R$ 15,7 milhões.