Dado anterior era de 318 dias sem registro de acidentes fatais no trecho
Gravatal vive um marco histórico na segurança. Nesta semana, o trecho da SC-370, que corta o município, acaba de atingir mais de 320 dias sem registros de vítimas fatais.
O recorde anterior, de acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), eram de 318 dias. O número positivo também consolida a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Gravatal que, na próxima segunda-feira, 1º de setembro, comemora 1 ano de atendimento no município.
“A presença do serviço trouxe mais rapidez, eficiência e qualidade no atendimento a emergências, reduzindo consideravelmente os riscos de agravamento em acidentes que, no passado, poderiam ter resultado em mortes. A pronta resposta da nossa equipe tem feito diferença”, destaca a secretária de Saúde, Cristini Martins Ferreira.
De acordo com o coordenador do Samu de Gravatal, Filipe Macalão, o índice positivo é atribuído a soma de fatores e esforços, com destaque para a atuação do Samu desde que foi instalado recentemente na cidade. “Estamos preparados para agir em minutos, o que faz toda a diferença em casos de trauma. Gravatal ganhou em segurança, mas também em tranquilidade para quem trafega pela rodovia”, destaca.
Além da melhoria no socorro imediato, medidas de educação no trânsito e a atuação conjunta de órgãos de fiscalização também contribuíram para o índice positivo. A equipe do Samu tem reforçado campanhas de conscientização e, recentemente, realizou um dos maiores simulados de acidente de trânsito já registrado na cidade.
“Cada vida preservada é uma vitória. Esse recorde mostra que quando o poder público, os profissionais de saúde e a comunidade trabalham juntos, os resultados aparecem”, fala o prefeito Clei Rodrigues.
O papel da comunidade
Apesar da conquista, as autoridades alertam: a segurança viária depende da responsabilidade de cada motorista. Entre as recomendações destacadas estão: respeitar os limites de velocidade; usar sempre o cinto de segurança; nunca dirigir após ingerir bebidas alcoólicas; redobrar a atenção em dias de chuva e evitar não fazer uso do celular ao volante.