Levantamento aponta ausência de agendas nominais com políticos catarinenses entre 2023 e 2025
Fotos: Agência Brasil e Governo do Estado Um levantamento baseado na agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostra que Santa Catarina foi o único estado brasileiro sem reunião individual registrada com o chefe do Executivo federal nos três primeiros anos do terceiro mandato, entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025.
O estudo considerou apenas agendas nominais, ou seja, compromissos em que os participantes foram identificados individualmente. Encontros coletivos ou genéricos, como reuniões com grupos de governadores ou prefeitos, não entraram na contagem.
Ao todo, 2.443 compromissos - o equivalente a 54% das 4.448 agendas registradas no período - continham nomes explícitos de participantes. Nenhum deles era de político com mandato em Santa Catarina, incluindo governador, senadores, deputados federais e estaduais ou prefeitos.
Os dados são compilados pela plataforma Agenda Transparente, da ONG Fiquem Sabendo, que monitora encontros de autoridades com o Governo Federal.
O governador Jorginho Mello (PL) não foi o único chefe de Executivo estadual sem reunião individual com Lula. Também não aparecem na agenda exclusiva do presidente os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Wilson Lima (União-AM) e Ibaneis Rocha (MDB-DF).
Em Rondônia, o governador Marcos Rocha (União) não teve encontro individual registrado, mas o estado foi representado pelo vice-governador Sérgio Gonçalves (União).
Entre os governadores, o maior número de encontros foi registrado por Eduardo Leite (PSD), com 12 reuniões. Na sequência aparecem Elmano de Freitas (PT-CE), com 10, e Helder Barbalho (MDB-PA), com 9 encontros.
No Senado, o líder em reuniões foi Jaques Wagner (PT-BA), com 52 compromissos. Em segundo lugar está Randolfe Rodrigues (PT-AP), com 35 encontros. Ambos atuam como lideranças do governo no Congresso Nacional.
Na Câmara dos Deputados, o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), registrou 38 reuniões com o presidente. O número é mais que o dobro das 17 agendas do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que comandou a Casa até fevereiro deste ano.
Gleisi Hoffmann (PT-PR): 14 reuniões
Rui Falcão (PT-SP): 6 reuniões
Joenia Wapichana (Rede-RR) e Lindbergh Farias (PT-RJ): 4 reuniões cada
O “pódio” das unidades da federação com maior número de reuniões nominais com o presidente é liderado por estados de origem de importantes lideranças governistas:
Bahia – 68 reuniões
Ceará – 51 reuniões
São Paulo – 32 reuniões
Rio de Janeiro – 29 reuniões
Santa Catarina, por sua vez, não registrou nenhuma reunião individual nominal com o presidente no período analisado.
Com informações de ND+