Sábado, 27 de dezembro de 2025
Tubarão
34 °C
22 °C
Fechar [x]
Tubarão
34 °C
22 °C
COTIDIANO

Serra catarinense amanhece com geada e mínima de 0,2°C em plena primavera

O fenômeno foi registrado nesta terça-feira em São Joaquim

São Joaquim - SC, 11/11/2025 09h22 | Por: Redação Folha Regional
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Em plena primavera, o município de São Joaquim amanheceu com uma fina camada de gelos sobre plantas e vegetações nesta terça-feira, dia 11 de novembro. Na estação meteorológica da prefeitura, as temperaturas chegaram a 0,2°C.

O fenômeno registrado pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi, surpreendeu pela intensidade e beleza: o gelo se formou sobre as plantas, capins e até mesmo congelou a superfície da água em pequenas poças e recipientes no local. Uma cena típica de inverno reaparecendo em pleno final da primavera.

Embora as geadas em novembro sejam consideradas perigosas para a agricultura, especialmente durante o período de floração das macieiras e brotação das plantas frutíferas, desta vez não houve danos às lavouras. Segundo os registros, a geada foi isolada nas áreas de baixada do Jardim Bandeira e do Vale Caminhos da Neve, sem atingir os pomares em áreas mais elevadas.

De acordo com o especialista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, o fenômeno foi resultado de uma massa de ar frio que entrou no domingo, dia 9, provocando a formação da geada na madrugada desta terça, dia 11. “É um novembro atípico, com frio mais frequente que o normal, e essa primavera fria está se encaminhando para um dado curioso, pois a última vez que tivemos outubro e novembro com esse comportamento foi em 1999. E semana que vem vem mais frio, com chances de nova geada”, explicou Coutinho.

Confira as mínimas deste amanhecer de 11 de novembro:

0,1°C São Joaquim/PMSJ/INMET

0,3 B.Jardim/PMBJ/INMET

2,1 Urubici/PWS 2,1 PainelPWS

2,3 Urupema/**Epagri

5,5 Rancho Queimado/INMET

O especialista ainda destacou ainda que este foi um dos episódios mais tardios de geada do ano, consolidando 2025 como um dos anos mais frios e ativos em registros de geada na Serra Catarinense. Segundo levantamento da Climaterra, foram 100 dias com geada ao longo de 2025 na região do topo da Serra — um número expressivo em comparação aos 68 dias com marcas negativas em 2024.

As informações são de São Joaquim Online

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!