Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C
COTIDIANO

Tempestades e tornados nos EUA deixam pelo menos 21 mortos

Missouri e Kentucky estão entre os estados mais afetados pelo mau tempo

17/05/2025 13h59 | Por: Redação Folha Regional

Fortes tempestades com tornados atingiram a região central dos EUA nesta sexta-feira, dia 16, deixando pelo menos 21 mortos, ao todo, no Missouri e no sudeste do Kentucky. Diversos outros estados também estão em alerta para tempestades severas, causadas por uma onda de calor recorde no país.

Nesse momento, os Estados Unidos atingem o pico da temporada de tornados. O mau tempo no condado de Laurel, no Kentucky, deixou 14 vítimas. St. Louis, no Missouri, sofreu ampla destruição e sete pessoas morreram.

Além disso, outros grandes tornados foram registrados em Illinois e Indiana. As tempestades danificaram casas e derrubaram linhas de energia no Centro-Oeste e nos Grandes Lagos.

Mais de 660 mil residências e empresas em uma dúzia de estados estavam sem energia elétrica até a manhã deste sábado, dia 17, com o Missouri e o Kentucky entre os mais afetados, de acordo com o Poweroutage.us.

Todos esses acontecimentos fazem parte de uma série de condições climáticas severas, que podem se estender até o início da próxima semana.

À medida os tornados mortais no Missouri e no Kentucky perdem força, outra onda de tempestades severas é esperada perto da fronteira com o México, colocando mais de 20 milhões de americanos no sudoeste do país em uma zona de risco.

Impactos no Kentucky

O governador do Kentucky, Andy Beshear, afirmou nas redes sociais neste sábado, dia 17, que pelo menos 14 pessoas morreram no local, “mas, infelizmente, espera-se que esse número aumente à medida que recebermos mais informações. Por favor, orem por todas as nossas famílias afetadas”.

Durante a manhã, o porta-voz do xerife do Condado de Laurel, deputado Gilbert Acciardo, havia relatado nove mortes após um suposto tornado no sudeste do Kentucky. Vídeos mostraram socorristas chegando à área de Sunshine Hills, uma paisagem árida com carros retorcidos, árvores caídas e pilhas de escombros.Mortes também foram anunciadas pelo prefeito da cidade de London, Randall Weddle, segundo a afiliada da CNN, a emissora WKYT. London fica a cerca de 120 quilômetros ao sul de Lexington, no Condado de Laurel, no Kentucky.

“Nunca presenciei pessoalmente o que presenciei aqui esta noite. Há muita devastação”, comentou Weddle à WKYT.

O Serviço Nacional de Meteorologia relatou um tornado “grande e extremamente perigoso”, confirmado por radar, varrendo o sul do Kentucky pouco depois da meia-noite. As informações são de CNN.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!