Terça-feira, 22 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
COTIDIANO

Tribunal de Contas de Santa Catarina identifica mais de 16,6 mil inconsistências no Universidade Gratuita e Fumdesc

Na decisão publicada nesta segunda-feira, o relator destacou que o levantamento de dados e os processos de fiscalização autuados também têm o objetivo de contribuir para a melhoria das regras do programa e do reforço dos sistemas de controle

Florianópolis - SC, 21/07/2025 14h01 | Atualizada em 21/07/2025 22h10 | Por: Redação Folha Regional | Fonte: TCE/SC
Divulgação/Folha Regional

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) publicou nesta segunda-feira, dia 21, o compartilhamento de dados dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) à Secretaria de Estado da Educação (SED) e Ministério Público. 

Após uma apuração, foram identificadas 16.693 inconsistências nos requisitos previstos em lei para as inscrições nos programas. Esses dados serão apurados pelos órgãos para que haja a correção das fragilidades nos sistemas de controle atualmente existentes. 

A medida foi determinada pelo relator, conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca, nos processos de fiscalização que tiveram origem nos levantamentos realizados pelo TCE e que abrangeram dados dos dois programas em 2023 e 2024.

"O compartilhamento de dados com a SED decorre de autorizações expressas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), na medida em que patente a necessidade de acesso para que ações de fiscalização sejam realizadas. Por seu turno, a SED, ao decidir pelo compartilhamento com as instituições educacionais para a atuação das comissões de fiscalização, deverá registrar expressamente a finalidade do compartilhamento, bem como a necessidade de preservação do sigilo", escreve o relator do processo, conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca, em sua decisão.

Na decisão publicada nesta segunda-feira, o relator destacou que o levantamento de dados e os processos de fiscalização autuados também têm o objetivo de contribuir para a melhoria das regras do programa e do reforço dos sistemas de controle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!