Os ministros consideraram que a denúncia não apresentava provas robustas e demonstração de gravidade dos atos atribuídos a Seif na campanha
O senador por Santa Catarina Jorge Seif (PL) foi absolvido no processo de cassação do mandato aberto por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022. O julgamento começou terça-feira (10) e foi retomado na manhã desta quinta-feira (12), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Os ministros concluíram o julgamento com o placar de 7 votos a 0 a favor da absolvição de Seif e da manutenção do mandato. O voto final foi da ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE.
Os ministros consideraram que a denúncia não apresentava provas robustas e demonstração de gravidade dos atos atribuídos a Seif na campanha, entendendo que não desequilibraram a eleição e não seriam suficientes para justificar uma perda de mandato. Em razão disso, negaram o recurso da coligação de PSD, União Brasil e Patriota, adversária de Seif nas eleições 2022, que tentava reverter a decisão de absolvição de Seif dada em novembro de 2023 pela Justiça Eleitoral catarinense, no TRE-SC.
O senador Jorge Seif divulgou uma nota pessoal comemorando a decisão. Ele afirmou que o dia é de profunda gratidão, mas também de reflexão. “Houve dias de angústia. Dias em que o peso da espera parecia grande demais, em que a fé foi colocada à prova. Não pela consciência de ter feito algo errado, porque eu sempre soube da correção dos meus atos, mas pela possibilidade de ver a vontade soberana do povo catarinense ser colocada em dúvida por narrativas que não correspondiam à verdade”, afirmou.