Em Urubici, Rota 370 e o Mirante do 12 estão entre os pontos de parada de motociclistas que procuram pelo monumento
Conhecido como Cumprimento Biker, o gesto feito com a mão entre os motociclistas virou um monumento que está agitando o mototurismo em todo o Brasil. Atualmente, 31 monumentos foram construídos e instalados em estabelecimentos que acabam se transformando em ponto de encontro e acolhimento entre motociclistas, formando a Rota Biker.
O empresário André Luiz de Araújo, proprietário do estabelecimento Rota 370, em Urubici, foi eleito presidente da associação formada entre os detentores dos monumentos. Ele instalou o monumento de número 4 da rota.
Atualmente, os monumentos que replicam uma mão estão espalhados pelo Brasil nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Recentemente foi inaugurado o primeiro monumento fora do país, em Katueté, no Paraguai.
Na serra catarinense, há dois pontos integrantes da Rota Biker, um no Mirante do 12 e outro na Rota 370, em Urubici. “Somos o monumento número 4 da Rota e estamos trabalhando para expandir esse movimento por todo o Brasil. É muito gratificante ver os motociclistas chegando, registrando fotos e se sentindo acolhidos”, comenta André Luiz de Araújo. Ele destaca que desde que o monumento foi instalado, o movimento aumentou em seu estabelecimento, fortalecendo o turismo e a economia da cidade de Urubici.
A motociclista e influencer de São Paulo Sany Max esteve na última semana visitando Santa Catarina e fez questão de passar pelo monumento instalado na Rota 370, em Urubici. Ela é motociclista há 11 anos e já rodou 25 Estados do Brasil e outros países. “É minha paixão. Gosto de viajar de moto e desde que soube da Rota Biker, tenho conhecido alguns pontos que fazem parte deste movimento. É muito legal”, destaca.
A Rota Biker
A Rota Biker é um conceito criado a partir de um sonho para homenagear simbolicamente o respeito aos motociclistas e fortalecer o mototurismo nacional e internacional.
O conceito foi criado em 2023 por Marcos Turbay, do Serpenteando Café, localizado na rodovia Rastro da Serpente, em Bocaiúva do Sul, no Paraná, e rapidamente ganhou adesão de parceiros interessados em valorizar a cultura do motociclismo e oferecer pontos de parada marcantes aos viajantes.
O nome Rota Biker faz referência ao Cumprimento Biker – o gesto simbólico de saudação entre motociclistas –, que foi transformado em monumentos distribuídos ao longo de estradas e paradas estratégicas para indicar acolhimento e amizade entre os apaixonados por duas rodas.
A iniciativa foi tão bem recebida que, ao longo de 2024 e 2025, dezenas de outros monumentos foram instalados em diferentes estados, consolidando uma malha de pontos de encontro, paradas obrigatórias e referências culturais para os motociclistas que percorrem as estradas brasileiras. Atualmente, existem mais de 30 monumentos oficialmente instalados, todos produzidos pela dupla de escultores Moisés e Adriana, que atua na região de Araucária (PR).
Passaporte Rota Biker
Para incentivar ainda mais o turismo sobre duas rodas, foi criado o “Passaporte Rota Biker”, um documento simbólico, sendo somente adquirido nos pontos físicos da Rota.
A cada monumento visitado, o motociclista recebe um carimbo exclusivo, acumulando comprovações de sua travessia pelas estradas da Rota Biker. Esse método de registro incentiva a visita a roteiros menos convencionais e fortalece a economia regional, já que o passaporte pode oferecer descontos em estabelecimentos parceiros, brindes exclusivos e até sorteios anuais de kits promocionais e hospedagens.
Os escultores do monumento
O casal Moisés e Adriana, residentes na cidade de Araucária (SC), são responsáveis pela fabricação de todos os monumentos em aço e concreto. Com expertise em escultura personalizada, essa dupla transformou o gesto simbólico do “cumprimento biker” em obras fixas, duradouras e visualmente impactantes. Além de esculpirem cada peça no tamanho e formato desejados pelos parceiros, Moisés e Adriana também coordenam a logística de instalação e orientam sobre a melhor forma de exposição para garantir segurança e visibilidade nas estradas.
Incentivo ao Mototurismo
A consolidação da Rota Biker elevou a visibilidade do mototurismo no Brasil, incentivando viagens que combinam o prazer de pilotar com a descoberta de atrativos culturais e gastronômicos.
Municípios pequenos, antes pouco conhecidos, passaram a receber fluxos significativos de motociclistas, gerando oportunidades de renda para pousadas, restaurantes e guias locais. Além disso, o espírito colaborativo entre motociclistas foi reforçado, estreitando laços de amizade e solidariedade nas estradas.
Segundo relatos de parceiros, hotéis e bares próximos aos monumentos registraram aumento médio de 20% no número de hóspedes e clientes durante fins de semana.