Emenda transfere para 26 de dezembro feriado que celebra criação do município
Willian Reis/Folha Regional Os vereadores de Treze de Maio aprovaram nesta segunda-feira, dia 24, por unanimidade, a emenda substitutiva que transfere o feriado de 20 de dezembro, em alusão à criação do município, para o dia 26 do mesmo mês. A proposta aprovada substitui o projeto de lei anterior, de autoria do Poder Executivo.
A proposta inicial, do Executivo, chegou a ser aprovada por unanimidade, em primeira votação, no último dia 17. O projeto revogava o feriado municipal do dia 20 de dezembro e autorizava ponto facultativo para a administração municipal.
Na justificativa encaminhada à Câmara, o Executivo alegou que a proposição atendia solicitação da Associação das Indústrias do Vestuário de Treze de Maio (ASVEST) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Treze de Maio (CDL). Elas afirmavam que a existência de um feriado próximo às comemorações de final de ano gera prejuízos ao comércio e à indústria local.
Porém, na sessão desta segunda-feira, a partir do consenso entre os próprios vereadores, a Câmara apresentou uma emenda que substitui a proposta do Executivo. Com isso, em vez de revogar totalmente o feriado, o município deve transferi-lo para 26 de dezembro.
“A alteração proposta busca conciliar o respeito ao simbolismo histórico do dia 20 de dezembro com a necessidade prática de ajustar o feriado a uma data que ocasione menor impacto nas atividades econômicas e laborais do município”, afirmou o vereador Jairo dos Passos (PSD), presidente da Câmara, na justificativa à emenda.