O vereador Nilton de Campos foi o único a se manifestar contra a única chapa candidata
O vereador Felippe de Souza Tessmann (PL) será o presidente da Câmara de Tubarão pelo biênio 2025/2026. A votação ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 1º, logo após a cerimônia de posse dos eleitos realizada na arena multiuso.
O vereador Nilton de Campos (PL) foi o único a se manifestar contra a única chapa candidata, que terá o vereador Everson Martins como 1º vice-presidente, o vereador Marcone (União Brasil) como 2º vice-presidente, a vereadora Paula Anacleto (PL) como 1ª secretária e o vereador Zaga Reis (PP) como 2º secretário.
Até então, conforme acordo entre os vereadores, o primeiro ano desta nova legislatura seria presidido por Nilton de Campos (PL), que inclusive já havia definido os demais nomes de sua mesa diretora.
:: Saiba mais
Mudança em acordo tira Nilton de Campos da presidência da Câmara de Tubarão neste ano
Porém, o acordo foi rompido entre os vereadores os demais vereadores do PL João Zaboti, Felippe Tessmann e Paula Anacleto, alegando que Nilton não deveria ter convidado o Progressistas para a mesa diretora, neste caso o vereador Gelson Bento, como segundo vice-presidente.
Os demais nomes da mesa diretora de Nilton de Campos seriam Everson Martins (PSD) como vice-presidente, Paula Anacleto como primeira secretária (PL) e Matheus Madeira (PT) como segundo secretário.
Durante a votação, Nilton se manifestou contra a nova formação da mesa diretora. “Ainda tenho palavra e acho que acordos devem ser cumpridos, mas não está acontecendo. Já me manifesto que é inconstitucional a votação da mesa diretora para o segundo biênio e vamos tomar as providências”, declarou.
Os demais vereadores votaram a favor da chapa que foi proclamada vencedora. O novo presidente eleito, Felippe Tessmann, usou a tribuna para fazer seu discurso de posse e agradeceu a todos que votaram em seu nome. “Estou à disposição de todos para discutirmos e resolvermos os problemas da cidade. Recebo essa incumbência com muito temor e com muita vontade de acertar. Vamos fazer um bom trabalho pela nossa cidade, esse é o nosso objetivo.”
PL e PSD comandarão a Câmara
Após a votação da mesa diretora para o primeiro biênio, os vereadores também definiram a composição para o segundo biênio. Apenas uma chapa se candidatou com o vereador Rafael Gaspar Silvano, o Tchê (PSD), como presidente, João Zaboti (PL) como 1º vice-presidente, Everson Martins (PSD) como 2º vice-presidente, Maurício da Silva (PP) como 1º secretário e Matheus Madeira (PT) como 2º secretário. Também com voto contrário de Nilton de Campos (PL), a chapa foi eleita e comandará o segundo biênio da Casa Legislativa.
Conforme a votação, a Câmara de Vereadores será presidida no 1º ano por Felippe Tessmann (PL), no 2º ano por Everson Martins (PSD), no 3º ano por Rafael Gaspar Silvano (PSD) e no 4º ano por João Zaboti (PL).
PSD, com 5, e PL, com 4, foram os partidos que mais elegeram vereadores para a Câmara de Tubarão, além de conquistarem o comando do Executivo com Soratto (PL) e Dênis Matiola (PSD).