Uma onda gigante invadiu a rua no Balneário Arroio Corrente na madrugada desta segunda-feira
“Foi repentino, parecia um tsunami. O barulho era muito alto e a onda veio tomando conta. Foi assustador”, relata o fotógrafo Luis Reis, morador do Balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna, sobre uma espécie de tsunami meteorológico, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira, dia 2.
Ele conta que ocorreu uma tempestade de raios em alto mar e em seguida, uma onda gigante se formou e invadiu as ruas. Na manhã desta segunda-feira, dia 2, a orla ainda mantém os rastros do fenômeno.
:: Saiba mais
Defesa Civil confirma tsunami meteorológico no litoral de Jaguaruna
Em Balneário Esplanada, uma onda gigante também se formou e chegou a arrancar muros e portões de residências à beira-mar. Em seguida, iniciou uma chuva intensa nos balneários.
Segundo, o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, o fenômeno que denomina de “maré astronômica” foi influenciado pelo alinhamento entre a Terra e a Lua, que é natural, mas foi agravado pela pressão atmosférica que despencou para um dos níveis mais baixos registrados recentemente. “Essa queda súbita na pressão faz o nível do mar subir além do esperado. No caso de Jaguaruna, o fenômeno elevou a maré em 71 centímetros acima do normal, combinado com ventos intensos e chuva moderada”, destacou Sônego em entrevista ao 4Oito.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de “perigo” para tempestades para toda Santa Catarina nesta segunda-feira. O aviso é válido até as 15h e inclui todas as regiões do Estado.
Segundo o Inmet, há risco de chuvas de até 100 milímetros, ventos de 100 km/h e queda de granizo. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a primeira semana de dezembro começa com tempo instável e chuva, começando pelo Oeste e Sul, na manhã desta segunda, e estendendo-se às demais regiões no decorrer do dia. Entre a tarde e noite, o tempo deve melhorar do Oeste ao Sul catarinense.