Manoela Magalhães está em uma cidade fora da rota do furacão e fala sobre as orientações que o governo está repassando aos moradores
As autoridades dos Estados Unidos estão alertando sobre os impactos potencialmente fatais do furacão Milton à medida que ele se aproxima da costa da Flórida.
Milton é uma das tempestades mais poderosas que se formaram no Atlântico Norte nos últimos anos. E surge apenas duas semanas depois de o furacão Helene ter causado danos significativos nos EUA.
A previsão é de que a tempestade chegue à costa da Flórida nesta quarta-feira, dia 9.
A jovem Manoela Magalhães, natural de Jaguaruna, mora há quatro meses na cidade de Mount Dora, na Flórida, e conta que sua cidade está fora da rota de risco. Porém, os moradores estão recebendo notificações via celular com orientações do governo para que se previnam com abastecimento de água, alimentação e que deixem lanternas e eletrônicos carregados.
CLIQUE AQUI e confira o depoimento de Manoela.
O furacão Milton está avançando em direção à Flórida, onde pode ser uma das tempestades mais destrutivas já registradas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC).
Nesta quarta-feira, dia 9, a tempestade manteve sua força e continua um furacão de categoria 5, com ventos de 256 km/h. A previsão, entretanto, é de que enfraqueça para a categoria 4 antes de tocar o solo na Costa Central do Golfo da Flórida na madrugada desta quinta-feira.
As autoridades estão alertando os moradores da Flórida para prestarem atenção aos avisos e permanecerem vigilantes.
Quando Milton vai atingir a Flórida?
O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) prevê que Milton atinja a costa da Flórida como um "furacão extremamente perigoso" na noite desta quarta-feira, horário local. Os meteorologistas alertam para chuvas torrenciais, inundações repentinas, ventos fortes e possíveis marés de tempestade — que ocorrem quando a água se desloca para o interior a partir da costa.
Eles dizem que Milton pode ser a pior tempestade a atingir a área em cerca de um século — com a possibilidade de ondas de 3 a 4,5 metros e até 38 cm de chuvas localizadas.
Onde está o furacão Milton — e qual sua rota?
Milton se tornou um furacão de categoria 1 no domingo, dia 6, e tem se deslocado continuamente para o leste, pelo Golfo do México, depois de passar pela península mexicana de Yucatán.
O apresentador de meteorologia da BBC, Chris Fawkes, informou que a tempestade se intensificou de forma explosiva em um período de 24 horas, culminando em rajadas de vento sustentadas de 321 km/h.
Milton foi classificado como um furacão de categoria 5 — a mais poderosa —, embora sua força tenha oscilado.
Apesar de ter diminuído de intensidade na terça-feira antes de voltar à categoria 5, as autoridades alertaram que ele poderia dobrar de tamanho antes de atingir a Flórida nesta quarta-feira.
A previsão é de que o núcleo do furacão passe sobre o centro-oeste da Flórida, e haja uma grande maré de tempestade ao longo de uma faixa da costa do Estado antes de chegar em terra firme.
Em uma atualização na noite de terça-feira, o NHC informou que o furacão havia "oscilado" para o sul, levando os meteorologistas a alterar ligeiramente sua trajetória. Até mesmo as previsões mais precisas costumam apresentar um desvio de cerca de 100 km quando a tempestade está a 36 horas de distância, explicaram os meteorologistas.