Mais de 32 mil unidades foram afetadas na manhã desta terça-feira e estão sem luz
A passagem de um ciclone extratropical que provoca rajadas de vento atingiu a região de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. A região foi surpreendida por uma explosão na subestação da Celesc, localizada na Praia Brava, em Itajaí.
O incidente ocorreu na madrugada desta terça-feira, dia 28, devido aos fortes ventos que atingiram a área, causando um impacto a milhares de consumidores que ficaram sem energia elétrica.
No início da manhã, eram mais de 32 mil unidades consumidoras afetadas em Itajaí e Balneário Camboriú.
Assista ao vídeo:
De acordo com o Gerente Regional da Celesc, Pedro Paulo Molleri, por volta das 4 horas da manhã desta terça-feira, dia 28, um curto-circuito foi registrado na subestação localizada na região da Praia Brava. “No momento em que estava aquele vento forte na nossa região, a subestação fechou um curto-circuito ali naquela fiação na frente dela. Estamos apurando o que aconteceu, mas acreditamos que algum objeto foi arremessado pelo vento, causando o curto. O estrago dentro da subestação foi grande”, afirmou Molleri em entrevista à Rádio Menina nesta manhã.
Inicialmente, cerca de 36 mil consumidores ficaram sem energia elétrica, mas a maioria já teve o fornecimento restabelecido. “Remanejamos a energia para grande parte dos consumidores. Neste momento, apenas 6 mil consumidores da região ainda estão sem energia”, explicou o gerente.
Equipes de Blumenau e Florianópolis foram chamadas para acelerar os reparos na subestação. “Pedimos paciência aos consumidores que ainda estão sem energia. Estamos trabalhando para que o fornecimento seja restabelecido o mais rápido possível e apurando as causas do incidente. Assim que tivermos certeza do que ocorreu, informaremos a todos”, concluiu Molleri.
Este não é um caso isolado para a subestação na Praia Brava. Em 2021, o mesmo local foi afetado por um ato de vandalismo, quando um objeto foi lançado intencionalmente contra a rede, causando um surto e subsequente explosão. Em 2019, a invasão de um gato na área operacional resultou em outro apagão.
As equipes da Celesc estão mobilizadas para restaurar a energia o mais rapidamente possível, enquanto investigações adicionais são realizadas para determinar a causa exata da explosão e evitar futuros transtornos.
Com informações do Portal Menina