Segundo Soratto, a dívida com a Racli corresponde ao atraso nos pagamentos de outubro, novembro e dezembro de 2024
O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, usou suas redes sociais para falar sobre a situação da coleta de lixo, que tem sido motivo de reclamação dos moradores nos últimos dias. Após as festas de fim de ano, o serviço sofreu atrasos causando acúmulo de lixo em diversos bairros da cidade.
Segundo a empresa Racli Limpeza Urbana, responsável pelo serviço de coleta de lixo na região em cidades como Tubarão, Jaguaruna, Braço do Norte e São Ludgero, Balneário Rincão e Araranguá, os atrasos correspondem à falta diária de funcionários nas últimas semanas.
:: Saiba mais
Falta diária de funcionários em empresa prejudica coleta de lixo em Tubarão, Jaguaruna e região
Além da ausência de funcionários, a empresa também está sem receber pelos serviços prestados nos últimos meses, acumulando uma dívida de quase R$ 2 milhões com a prefeitura de Tubarão.
Nesta segunda-feira, dia 20, por meio de vídeo, o prefeito Estêner Soratto se posicionou reconhecendo os atrasos nas coletas, principalmente nos bairros mais distantes da área urbana. Sobre a dívida, o prefeito esclareceu que o valor corresponde à falta de pagamento dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2024.
“Quero agradecer a Racli por não interromper o serviço, mostrando o comprometimento com a nossa cidade. Meu compromisso é bem claro, a parcela referente a janeiro será paga rigorosamente em dia. Já estou em contato com a Racli para regularizar a pendência o mais rápido possível”, explica.
Força-tarefa para coleta de lixo
Neste domingo, dia 19, a Racli realizou uma força-tarefa na cidade com cinco equipes para adiantar o serviço de coleta em bairros que estão com atrasos e lixos acumulados. Nesta segunda-feira, dia 20, a força-tarefa continua para deixar o serviço em dia.
Na última semana, a empresa emitiu uma nota de esclarecimento confirmando o atraso nos serviços em função da falta de colaboradores, com média de 14 faltas diárias que afetam a logística dos trabalhos. “Estamos enfrentando dificuldades para realizar a coleta, a falta de colaboradores ao serviço com atestados e faltas injustificadas aumentam, com média de 14 ausências diárias. Com isso, estamos com diversos bairros da cidade de Tubarão em atraso, sem pessoas para o trabalho. Não medimos esforços para solucionar o problema. Pedimos a compreensão, pois sabemos que esta dificuldade afeta não somente o contribuinte como também a empresa. Estamos com vagas em aberto para novas contratações”, explicou a empresa em nota.
Em Tubarão, alguns bairros ficaram sem a coleta de lixo nesta semana, como Madre, São Martinho, Vila Esperança, e uma parte do São João Margem Esquerda.