Ofício foi entregue à Anatel para análise técnica para disponibilização do sinal em São Gabriel
O presidente da Câmara de Vereadores de Treze de Maio, Jairo de Souza (PSD), encaminhou um ofício à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando a implantação de sinal de telefonia móvel no Distrito de São Gabriel.
CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.
Conforme o presidente, há anos o território entre a localidade de Rio Salto, passando pelo Distrito de São Gabriel até a BR-101, não dispõe de sinal de telefonia móvel, causando transtornos aos moradores e visitantes da cidade conhecida por seu potencial turístico.
No ofício, o presidente destaca que o distrito de São Gabriel é considerado um polo econômico e social de relevância para Treze de Maio e região, e conta com grandes empresas que contribuem significativamente para a economia, gerando empregos e desenvolvimento. O local também abriga uma área industrial, sendo ponto estratégico para logística e distribuição de produtos. Também há uma expressiva população residente no local, que depende de comunicação eficiente para suas atividades diárias. A falta de acesso ao sinal de telefonia móvel tem causado transtornos significativos, prejudicando a qualidade de vida e o acesso a serviços essenciais. "Já tivemos, inclusive, alguns acidentes naquele trecho e as vítimas ficaram sem comunicação para pedir socorro. Ter acesso à telefonia móvel é essencial”, explica o presidente em ofício.
Na última semana, o documento foi entregue aos representantes da Anatel após reunião articulada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado Julio Garcia (PSD), que auxilia o município nessa demanda junto à agência nacional.
Conforme o presidente do legislativo municipal, a reunião com o diretor da Anatel foi positiva e se comprometeu em analisar o ofício e dar um retorno nos próximos 20 dias.
“A Anatel se comprometeu em cobrar das operadoras de telefonia móvel CLARO, TIM e VIVO a possibilidade de ampliar a cobertura para que esse local tenha sinal. E deu algumas alternativas. Entre elas, que o município, através do Ministério das Telecomunicações, consiga uma antena para espalhar o sinal de Tubarão para cobrir aquela região. Saímos com boas expectativas e vamos continuar lutando para que a cidade avance e tenha acesso ao uso da telefonia móvel em toda a sua extensão”, reforça o presidente Jairo de Souza.