Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Tubarão
29 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
29 °C
21 °C
COTIDIANO

VÍDEO: Primeira neve do ano é registrada na serra catarinense nesta terça-feira

O frio intenso persiste ao longo da semana, até pelo menos quinta-feira, dia 30

São Joaquim, 28/05/2024 19h37 | Atualizada em 28/05/2024 23h12 | Por: Redação Folha Regional

Após previsões de queda brusca de temperaturas, a subestação meteorológica em São Joaquim registrou a primeira neve do ano. Os termômetros registraram -0,3°c na estação do Cruzeiro/C.Souza nesta terça-feira, dia 28 de maio.

Durante todo o dia, os ventos causados por um ciclone extratropical em alto mar deixam a sensação térmica ainda mais baixa, intensificando a sensação de frio.

O frio intenso persiste ao longo da semana, até pelo menos quinta-feira, dia 30, especialmente nas primeiras horas do dia.

No Rio Grande do Sul também ocorreram registros de queda de neve em Serra Grande, na região de Gramado nesta terça-feira, dia 28.

De acordo com a Climatempo, a formação de uma segunda frente fria no Sudeste vai reforçar a entrada de ar frio em boa parte do Centro-Sul. Os três estados da região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas e o Rio de Janeiro devem registrar temperaturas mais baixas neste fim de mês.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira, 28, um alerta sobre a possibilidade de neve em partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que já enfrentam graves consequências pelas chuvas.

O Inmet também explica que região Serrana e o Nordeste Rio-grandense devem ser as áreas afetadas. 

Mar grosso, risco de ressaca e fortes rajadas de vento em SC

O processo de formação de um ciclone no mar que iniciou nesta segunda-feira, dia 27, e persiste nesta terça-feira, dia 28, entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, favorece a agitação marítima entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul podendo atingir entre 2,0m e 2,5m.

Entre a terça-feira, dia 28, e a quarta-feira, dia 29, com o ciclone já estabelecido em alto mar, a agitação marítima aumenta ainda mais, trazendo condições para mar grosso e ressaca no Litoral Sul, com ondas de sul/sudoeste entre 3,5m e 4,0m próximo à costa.

Na Grande Florianópolis o mar fica muito agitado e são esperadas ondas de sul/sudoeste entre 2,5m e 3,5m. Nestas regiões, em alto mar e em áreas costeiras, também são esperadas fortes rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para atividades de navegação, pesca, esportes náuticos e erosão costeira.

Por conta da agitação marítima, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil recomenda que a população evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. As medidas visam garantir a segurança de todos, uma vez que as condições do mar podem apresentar riscos à vida.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!