A fruta será servida gratuitamente durante o evento Natal Encantado, nesta sexta-feira
Produtores de Jaguaruna iniciaram nesta semana a fase da colheita da melancia. Conhecida por sua qualidade e sabor doce, a fruta produzida no município é responsável pelo sustento de centenas de famílias e rendeu a Jaguaruna o título de Capital Catarinense do Produtor de Melancia.
Também é por meio da produção dessa fruta que moradores e turistas passaram a se reunir anualmente em janeiro para a Festa da Melancia.
Na lavoura da família do jovem Wellinton Gislon Pacheco, no Balneário Arroio Corrente, as expectativas estão altas para a safra 2025. Nesta quarta-feira, dia 11, os produtores passaram a manhã carregando caminhões com a fruta que será comercializada em mercados de diferentes regiões.
“A produção está muito alta devido ao bom tempo, porém conforme a lei do mercado os preços estão em baixa. Mas a atividade ainda é economicamente viável”, comenta Wellinton. Desde a infância ele acompanha o pai na plantação da fruta e até hoje se dedica a este trabalho.
Wellinton se especializou em técnico em agropecuária, ingressou na faculdade de Direito, formou-se e já atua na profissão, mas quando inicia a safra da melancia, ele troca os papéis e o computador pelo trator e trabalha dias seguidos na lavoura.
Conforme o extensionista da Epagri Emerson Evald, para a safra deste ano, a expectativa é colher cerca de 13 mil toneladas. A produção da melancia gera cerca de R$ 10 milhões para a economia do município. O período de colheita iniciou nesta semana e segue até o fim de janeiro de 2025. “A qualidade da fruta está muito boa esse ano. A colheita está iniciando”, comenta.
A colheita deve encerrar com mais uma edição da Festa da Melancia, que reúne milhares de pessoas e também implementa o turismo local.
Melancia no Natal Encantado
Os produtores organizam doações da fruta para servir a comunidade nesta sexta-feira, dia 13, durante a 4ª edição do Natal Encantado. O evento ocorre na praça da Estação Rodoviária, no Centro de Jaguaruna, com uma série de atrações abertas à comunidade.
Exposições de artes e fotos e praça de alimentação estarão disponíveis. Segundo o extensionista da Epagri, produtores e voluntários também participarão do evento com distribuição de melancia aos participantes.
A partir das 18h30 inicia a programação com show de Micael Ramos, seguido do desfile com carros antigos, chegada do Papai Noel no na Praça da Estação, apresentações culturais com a participação das escolas, terno de reis, espetáculo do grupo de Treze de Maio Duo Sonhos e Artes e encerra com show da dupla Vitor e chico.
O evento continua no sábado, dia 14, a partir das 19h, com novas apresentações culturais e a chegada do trem de Natal, às 20h. A orquestra do Dehon também marcará presença. O evento encerra com show da banda Muskaria.