Sábado, 18 de maio de 2024
Tubarão
13 °C
11 °C
Fechar [x]
Tubarão
13 °C
11 °C
COTIDIANO

VÍDEO: Professores da rede estadual entram em greve e realizam manifestação em Tubarão

Quase 30 escolas da regional de Tubarão aderiram à paralisação nesta terça-feira. Nesta manhã, um grupo de professores se reuniu em frente à escola Henrique Fontes para uma manifestação

Tubarão, 23/04/2024 09h32 | Atualizada em 23/04/2024 09h32 | Por: Redação Folha Regional

Os professores de Santa Catarina entraram em greve na manhã desta terça-feira, dia 23, em todo o Estado. Em Tubarão, uma mobilização ocorreu nesta manhã, na E.E.B. Henrique Fontes.

::: Saiba mais :::

Professores da rede estadual iniciam greve a partir desta terça-feira em SC

Com faixas e cartazes, os professores reivindicam a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.

Destaca-se que a rede municipal de ensino segue em funcionando normal em Tubarão e região, apenas, professores que atuam na rede estadual aderiram à greve. 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) informou que os pais devem entrar em contato com a direção da escola, pois cada unidade mantém um calendário e também cada instituição de ensino há um número de professores que aderiram ou não a greve. 

Segundo a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) de Tubarão, Maria Aparecida de Farias, das 57 escolas estaduais da regional, em 15 municípios, 27 possuem professores que aderiram à greve. Conforme a coordenadora, duas unidades estão totalmente paralisadas, uma em Jaguaruna, a escola Osny Pereira, e o colégio Dom Joaquim, em Braço do Norte.

“No decorrer do dia o grupo do sindicato irá se reunir em outras escolas para manifestações e conversa com os professores. Nossa situação está complicada e precisamos de valorização”, afirma a coordenadora.

Conforme o coordenador do Sinte em Santa Catarina, Evandro Accadrolli, os professores do Estado não possuem valorização na carreira.  “O professor recebe hoje um valor único, que é do piso nacional. O piso nacional foi criado como base para um professor que tem formação de ensino médio. E nós temos professores que já têm Licenciatura em alguma faculdade, em alguma das disciplinas eles têm especialização, mestrado e doutorado, em grande número, e eles não têm esse reconhecimento. Essa é uma pauta que nós queremos: valorizar professores que se qualificam, que buscam melhores formações, que se tem uma formação permanente, que sejam valorizados, até porque daí ficam os melhores professores na rede”, destaca.

A secretaria de Estado da Educação afirmou que está analisando as pautas apresentadas.
 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!