Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

VÍDEO: Temporais provocam estragos no sul; homem morreu ao ser atingido por árvore em SC

Avanço da frente fria trouxe temporais isolados com vento forte em diversas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

09/05/2025 18h26 | Atualizada em 09/05/2025 19h32 | Por: Redação Folha Regional
Defesa Civil SC/Divulgação/Folha Regional

Os temporais foram consequência de uma frente fria que avançou nesta sexta-feira, dia 9, pelo Rio Grande do Sul com chuva excessiva em algumas regiões. Células convectivas com nuvens muito carregadas se formaram junto à frente e trouxeram os temporais.

CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.

Um destes temporais atingiu na manhã de hoje a cidade de Soledade, no Norte gaúcho, provocando destelhamentos em várias residências. Houve ainda quedas de árvores e postes, vidros quebrados, e fios caídos em diversos pontos da cidade.

De acordo com a Defesa Civil de Soledade e o Corpo de Bombeiros, cerca de 100 casas foram atingidas. Os bairros mais afetados foram Expedicionário, Missões, Fontes, Farroupilha e Ipiranga. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil se mobilizaram para atender as famílias afetadas pela tempestade.

Homem morre no oeste de SC

Uma pessoa morreu em decorrência do forte temporal que atingiu o Oeste catarinense nesta sexta-feira. O óbito foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros Militar de São Carlos e ocorreu no município de Palmitos, o mais atingido até o momento. As autoridades locais avaliam decretar situação de emergência diante da gravidade dos danos registrados.

Segundo o relatório regional, 893 residências estão sem energia elétrica em Palmitos, onde também foram registrados destelhamentos, destruição de construções inteiras e queda de árvores. Diversas vias do interior do município estão interditadas, entre elas a BR-158, além de estradas nas comunidades de Linha Passarinhos, Linha São Brás, Nova Brasília, Linha da Gruta e Linha Toniolli. Há ainda a suspeita de um segundo óbito, que está sendo investigada pelas autoridades.

Uma análise preliminar dos estragos, aliada às imagens do radar meteorológico, indica que as tempestades severas alinhadas podem ter gerado múltiplos fenômenos extremos na região.

Em Itapiranga, um dos municípios afetados, há indícios da ocorrência de um “downburst” – também conhecido como microexplosão atmosférica. Esse tipo de fenômeno é caracterizado por ventos extremamente fortes que descem verticalmente da base da nuvem em direção ao solo, espalhando-se de forma radial ao tocar a superfície. Os ventos associados à microexplosão podem superar os 80 a 100 km/h, causando danos significativos, especialmente em áreas urbanas ou de infraestrutura precária.

Outros municípios da região também foram impactados. Em Maravilha, mais de 2.700 casas estão sem energia elétrica e há registro de quedas de árvores.

Em Caibi, 14 residências foram destelhadas por ventos intensos na comunidade de Linha Beira Rio, deixando 16 desalojados. Já em Cunha Porã, Cunhataí, Iraceminha, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso, Modelo e São Miguel da Boa Vista, os danos incluem interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos e árvores e destruição pontual de estruturas.

A Defesa Civil estadual permanece em alerta e orienta que a população evite áreas de risco e siga as recomendações dos órgãos oficiais. As equipes continuam em campo realizando levantamentos e prestando apoio às comunidades atingidas.

Vento também causa queda de muro em ginásio de escola

Ainda segundo os bombeiros, em Mondaí uma parte da parede de um ginásio escolar caiu e detritos atingiram seis crianças, que tiveram ferimentos leves nas pernas e nas mãos. O acidente aconteceu graças a uma rajada de vento, durante uma atividade com as crianças no ginásio.

Os alunos foram avaliados no local e levados ao hospital de Mondaí. No Centro de Mondaí, a rajada de vento causou uma queda generalizada de energia, o que ainda comprometeu a comunicação.

 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!