Mais de 100 pessoas da região participaram do evento que trouxe capacitação e integração entre os envolvidos no setor
O município de Treze de Maio sediou nesta quarta-feira, dia 15, o Seminário Regional de Turismo Rural. O evento, organizado pela Epagri em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e de Cultura, Esporte e Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) ocorreu no Centro de Eventos Terra Nostra, com ampla programação.
Autoridades do município como o prefeito Nenem Bardini, secretários, além do gerente regional da Epagri de Tubarão, Luiz Rodrigo Mota Vicente, evidenciaram a importância do turismo rural e os potenciais de Treze de Maio e região.
“O turismo rural é a bola da vez e reunir os empreendedores deste setor em um evento como esse é muito positivo. A Epagri tem feito capacitações para integrar e incentivar o desenvolvimento do turismo rural e movimentar a economia”, comenta o gerente regional da Epagri.
De acordo com a extensionista social da Epagri Jerusa Rodrigues Pereira, o objetivo foi capacitar os participantes promovendo integração e troca de experiências entre os diversos atores que atuam na cadeia do turismo rural.
“Treze de Maio é um lugar com grande potencial turístico rural. Temos orgulho desta terra que tudo que plantamos, colhemos”, enfatizou o prefeito Nenem Bardini.
Mais de 100 pessoas do segmento de cidades como Treze de Maio, Cocal do Sul, Gravatal, Urussanga, Nova Veneza, Pedras Grandes, Tubarão e Pescaria Brava participaram do evento. “Este evento foi uma oportunidade para resgatar a identidade da cultura italiana, fortemente presente em nossa região, e divulgar o município como destino turístico, com sua rica história, hospitalidade e paisagens únicas, com empreendimentos rurais que oferecem produtos e serviços de qualidade e que fazem parte da Associação dos Empreendedores do Turismo Rural do Município de Treze de Maio (Assemtur)”, comenta a extensionista da Epagri.
Palestras e integração
A programação contou com palestras técnicas envolvendo a importância da cultura no contexto do turismo rural e a arte de bem acolher nas propriedades que oferecem serviços e produtos; mesa redonda sobre temas voltados à legalização de produtos e serviços no meio rural; apresentações musicais com o grupo musical italiano Qual Col Nonno, exposição e comercialização da Feira municipal da Agricultura Familiar e artesanatos. Também teve o tombo da polenta, que resgata a culinária da colonização italiana.
Conforme a extensionista Jerusa Rodrigues Pereira, desde 2007 a Epagri atua em parceria com a prefeitura e as famílias do meio rural para o desenvolvimento e valorização do turismo rural no município.
Atualmente, a cidade conta com a Assemtur, com 11 empreendimentos associados que fazem parte de um circuito organizado para receber os turistas.
“Em 2011, este grupo, juntamente com empreendimentos de mais quatro municípios, se agregou para desenvolver ações voltadas ao turismo rural na região (Treze de Maio mais Tubarão, Pedras Grandes, São Ludgero e Gravatal). Através de muitas atividades conjuntas, em 2013 este grupo participou do Projeto SC Rural da Epagri e recebeu recursos para investimentos nos seus empreendimentos, marketing e placas de sinalização. Foi criada a Rota Caminhos e Sabores”, conta a extensionista social.