Instabilidade aumenta a partir da tarde desta sexta-feira, com ventos fortes e risco de granizo em várias regiões do estado
Divulgação/Folha Regional Santa Catarina deve enfrentar temporais isolados com chuva pontualmente intensa entre a sexta-feira (09) e o sábado (10) por conta do primeiro ciclone de 2026 que segue atuando no oceano.
A sexta-feira (09) começa com tempo estável e temperaturas em elevação durante o dia. Desta forma, as mínimas variam entre 15°C e 19°C nos Planaltos, no Meio-Oeste e nas regiões serranas, e entre 20°C e 23°C no Oeste e no Litoral.
Durante a tarde, as temperaturas se elevam, com máximas em torno de 30°C no Grande Oeste e alguns pontuais de 35°C, enquanto nas demais regiões os valores ficam entre 25°C e 30°C.
A partir da tarde até o final do dia, aumentam as condições para temporais e rajadas de vento significativas em todo o estado, em função do calor, da umidade e da intensificação e aproximação de um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, que se desloca gradualmente em direção à região Sul do Brasil, trazendo risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
Essas condições são provocadas pela formação de um ciclone extratropical afastado de SC, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que atua perturbando a atmosfera e intensificando as chuvas.
No sábado (10), o ciclone se desloca em direção ao oceano, mas ainda favorece a ocorrência de chuvas em Santa Catarina. Em todo o estado, há risco para temporais entre a tarde e à noite, sendo o risco é mais elevado nas áreas do Meio Oeste ao Litoral.
Nessas regiões, podem ocorrer temporais com chuva intensa, alagamentos e enxurradas. Além disso, não se descartam ocorrências associadas a ventos fortes e granizo, como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Nesse dia, as temperaturas atingem os 35 °C no Litoral Sul, variam entre 20 °C e 28 °C nos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí e ficam entre 25 °C e 30°C no Grande Oeste.
No domingo (11), a frente fria associada ao ciclone favorece a ocorrência de instabilidades desde o início do dia, assim como no dia anterior, porém com menor intensidade, com possibilidade de temporais isolados e pancadas de chuva no estado.
Com o deslocamento gradual do ciclone em direção ao mar, o aumento do transporte e da disponibilidade de umidade, aliado à atuação da frente fria entre a tarde e a noite, intensifica os temporais, especialmente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
O risco é alto e pontualmente muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
As temperaturas chegam aos 33 °C no Litoral Sul, variam entre 20 °C e 30 °C nos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí, e ficam entre 20 °C e 27 °C no Grande Oeste.