Circuito busca promover qualidade de vida e bem-estar
O Circuito de Corridas Unimed que aconteceu neste domingo, dia 24, em Tubarão, foi marcado por um grande público e pela participação de 500 corredores que fizerem percursos de 5 e 10 km.
O principal objetivo do circuito é promover a qualidade de vida e manter os cuidados com a saúde e bem-estar, fazendo com que todos possam Mudar1Hábito.
A corrida foi iniciada exatamente às 8h e contou com corredores iniciantes e mais experientes que estavam ali para subir ao pódio e receber seus troféus. Pela primeira vez em Tubarão, dois atletas foram contemplados com uma mandala, que é entregue a quem participa de seis das 17 provas do Circuito Unimed de 2023.
Na categoria geral masculino, nos 5Km, o primeiro lugar ficou com Anderson Correa da Silva, com o tempo final de 0:16:55,719, seguindo por Jonathan Silva Manoel com 0:17:00:748.Em terceiro no geral masculino subiu ao pódio Kaio de Oliveira, seguido por Yan Kalley Santos da Silva e Anderson Rosa de Oliveira.
No percurso de 10km com o tempo de 0:36:40,765, Anderson Costa Venero chegou em primeiro lugar, seguido por Bruno Chagas da Silva, Cesaer Octávio Bertoncini, Cleiton Medeiros Alexandre e Mauro Lunardi.
No geral feminino nos 5km, Iara Cristina Tonelo chegou em primeiro com o tempo de 0:20:09:721, seguida por Daniela Kraieski Matuchaki com tempo de 0:21:03:607. O pódiu recebeu ainda Manuela Tomaz Mendes Magagnin, Júlia Wapplee e Sabrian Ribeiro Cardoso.
Nos 10km feminino, Brauna Ferreira Freitas, com o o tempo de 0:46:04:509 conquistou o primeiro. O segundo ficou com Rosangela da Silva Fernandes, com o tempo de 0:47:08:511, vindo na sequencia, Eugênia Zumplick, Silvana da Silva Rufino Vicente e Sonia Gobetti.
Filha incentiva o pai médico a superar problema de saúde
O médico anestesista Alexandre Feldens, este ano não teve condições de participar do Circuito e teve a filha Valentina Pessi Feldens, estudante de medicina, como sua substituta.
Feldens teve sua última participação na competição há anos atrás, fazendo 29 minutos no percurso de 5km, avaliando como uma superação por estar acima do peso. A mudança veio com controle alimentar e exercícios, focado na qualidade de vida.
“Recentemente enfrentei uma doença e sigo em tratamento, o que me impede de participar de corridas. No entanto, minha filha Valentina se ofereceu para me representar. Ao mesmo tempo, ela está me motivando a me preparar para correr em 2024. Este ano, estou me dedicando a dar a ela todo o apoio necessário, e no próximo ano, correremos juntos”, acentua.
Doutor Alexandre destaca o impacto positivo do projeto da Unimed “Mude1Hábito” que incentiva para que todas as pessoas saiam do sedentarismo e busque a qualidade de vida e bem-estar.
“Esse projeto é fundamental e tem um efeito positivo não apenas em mim, mas também na família e nas demais pessoas. Minha filha, ao ver os desafios que estou enfrentando com minha saúde, encontrou inspiração para adotar um estilo de vida mais saudável, baseado na iniciativa da Unimed”, comenta.
Hoje, segundo ele, é crucial focar na saúde. “A força que tirei dessa experiência está me ajudando a enfrentar os desafios da minha condição de saúde de uma maneira diferente, não apenas como uma superação para correr, mas como uma superação para lidar com os problemas da doença. Isso tem sido uma fonte de grande energia e motivação, e é algo realmente incrível”, conclui.