Estudantes da rede pública de Capivari e instituições beneficentes de Tubarão tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com atletas nacionais e internacionais
Dezenas de crianças e adolescentes da rede pública de Capivari de Baixo e de instituições educacionais de Tubarão vivenciaram momentos especiais na tarde desta sexta-feira, dia 29, durante uma ação social que deu início ao Challenge Internacional VI de Basquete 3×3, maior evento de basquete do Brasil.
Pela segunda vez, o Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, recebe o evento que inicia nesta sexta (29) e segue até domingo, dia 1º de outubro, quando 13 equipes de seis países participam do torneio nas quadras que foram montadas no Parque.
Os finalistas, garantem uma vaga na etapa do FIBA 3x3 World Tour, em Wuxi, na China, nos dias 4 e 5 de novembro.
Alguns atletas compartilharam mensagens de motivação e incentivo ao esporte com os estudantes que participaram da ação. O jogador e educador físico Joseph Henrique, da Associação Nacional de Basquete 3x3, comandou as atividades compartilhando conhecimento e momentos de descontração com os jovens. “Através de projetos sociais e eventos como este também ingressei no basquetebol. Nosso propósito é depositar confiança nessas crianças e destacar que o esporte é uma das ferramentas mais importantes de transformação social”, diz o atleta natural de São Paulo.
Os estudantes puderam ver as performances de alguns jogadores que estão nas melhores equipes do mundo na modalidade, como a Lausanne, da Suíça. O francês Raphael Wilson, está no time suíço e deixou seu recado aos jovens. Por meio de uma intérprete, as crianças e adolescentes da região conheceram a história do jogador, que visita pela primeira vez o Brasil. “Agradeço pela hospitalidade”, afirmou Raphael aos pequenos.
Marcos Vinicius da Silva, de 12 anos, morador de Capivari de Baixo e aluno do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca), ouviu atentamente os conselhos dos atletas. Ao lado de seus colegas, Marcos ficou vislumbrado ao participar da ação social e conhecer mais sobre o esporte. “Está sendo muito legal conhecer um jogador de perto pela primeira vez. Quero seguir praticando o esporte e levar esse ensinamento pra minha vida”, comenta.
“Nossas crianças têm poucas oportunidades. Quando recebemos o convite para participar ficamos empolgados com essa ação que está impactando a vida deles. Vemos os olhos brilharem. No Ceaca temos a educação física, mas não é todo dia que temos esse privilégio de interagir e aprender. Agradecemos ao Parque por esse presente”, afirma Rosa Machado Silveira, coordenadora e assistente social do Ceaca de Capivari de Baixo.
Aproximação com a comunidade
O Challenge Internacional V de Basquete 3×3 tem o patrocínio master da Diamante Geração de Energia, gestora do Parque Diamante +Energia, que sedia pela segunda vez a ação. Para o presidente da Diamante, Pedro Litsek, a ação internacional é uma entre tantas outras que a empresa pretende oferecer à região. “A administração da Diamante quer se aproximar cada vez mais da comunidade. Ano passado fomos a segunda empresa que mais aportou verba incentivada no Estado, sendo a maioria na região da Amurel e Amrec. Nosso foco é continuar apoiando o Parque com todo o nosso entusiasmo e trazendo eventos de grande porte como este”, comenta. Alguns dos diretores da Diamante Geração de Energia participaram da ação social e acompanharam a interação entre os atletas e as crianças no Parque, nesta sexta-feira.
3x3
O Challenge Internacional VI de Basquete 3×3 contará com a participação de algumas das melhores equipes do mundo da modalidade, além das equipes brasileiras e terá uma premiação total de US$ 15 mil com duas vagas – ao campeão e vice-campeão – para a etapa chinesa do FIBA 3×3 World Tour, em Wuxi, nos dias 4 e 5 de novembro.
Paralelamente à disputa internacional, a ANB3x3, organizadora do evento, também realizará no mesmo local as disputas das categorias Sub15 masculina, Sub18 masculina e feminina, Sub23 masculina e feminina, Adulto feminina, Open masculina, +35 masculina e +40 masculina.
De acordo com o ranking de competições da FIBA, etapas do World Tour e Olimpíadas são consideradas nível 10, enquanto o Challenge de Capivari de Baixo é nível 9. O Challenge será o único evento do porte no hemisfério sul.
Veja os participantes confirmados do Challenge Internacional de Basquete 3×3
Academia do Esporte;
Joinville
Limeira
Rio Preto
Santos
SP Pirituba
São Paulo FC
Uberlândia PC
Suíça – Lausane
Suécia – Lidingo
Argentina – Buenos Aires
Chile – Santiago
Uruguai – Montevideo