Surfistas homenagearam Marcio Freire chamando o maior swell dos últimos anos de Freire Storm
Conhecida como “Nazaré Brasileira”, a Laje da Jagua, em Jaguaruna, desafiou surfistas neste fim de semana. De acordo com Thiago Jacaré, surfistas da região e de outras localidades do país se depararam com ondas de 10 a 12 metros de altura, considerado um swell histórico.
“Swell histórico na Laje da Jagua. A Nazaré Brasileira mostrou hoje porque o título da Maior onda do Brasil. Foi gigante na Laje da Jagua”, compartilhou Jacaré em suas redes sociais.
Os surfistas da Big Waves ainda aproveitaram o momento histórico para homenagear o amigo
Márcio Freire, que morreu em 5 de janeiro após sofrer uma queda na praia do Norte, em Nazaré, enquanto surfava. Eles batizaram o fenômeno do fim de semana no país de Freire Storm, uma referência a um dos pioneiros das ondas gigantes.
“Para homenagear Marcio Freire o maior swell dos últimos anos está se aproximando da costa brasileira, pedimos a toda legião do Big Surf Brasileiro que este swell seja dedicado a nosso grande amigo que partiu em Nazaré. Esse será a Tempestade Freire”, compartilharam os surfistas.
O fenômeno atraiu dezenas de pessoas à região, movimentando o turismo e a economia local.
Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes
A Praia do Cardoso será palco de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes 2023. A data da competição deve ser divulgada em breve. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Surf.
Em seu histórico o local já recebeu grandes eventos como o Desafio Mormaii de Ondas Grandes 2015 (resgatando as competições de Big Surf de remada no Brasil depois de décadas) e o Mormaii Big Waves 2018 (primeiro e único evento de Ondas Grandes chancelado pela World Surf League – WSL no Brasil até agora), promovidos em parceria entre a ASTFSM, Big Waves Brasil (BWB) e Swell Eventos.