O programa tem como objetivo apoiar atletas e técnicos vinculados ao desporto educacional e, em casos específicos, ao desporto de alto rendimento
A prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Esporte, realizou na tarde desta quinta-feira, dia 24, a cerimônia de outorga do Programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2025. A iniciativa reconhece e valoriza o esforço, a dedicação e o talento de atletas e profissionais do esporte no município.
Instituído em 2011, quando o atual prefeito Estêner Soratto ocupava o cargo de secretário de Gestão, o programa tem como objetivo apoiar atletas e técnicos vinculados ao desporto educacional e, em casos específicos, ao desporto de alto rendimento.
Ao longo dos anos, a legislação foi sendo aperfeiçoada para ampliar a transparência e o controle do processo de concessão. Em 2025, dos 215 candidatos inscritos, 150 foram considerados aptos a receber o benefício.
A prefeitura vai investir aproximadamente R$ 3 milhões no programa ao longo do ano. Os valores serão pagos em 11 parcelas. No entanto, o prefeito anunciou que, até o final de abril, as três primeiras parcelas serão depositadas de uma só vez. “Tivemos que atualizar o edital e, como estamos no início da gestão, os processos levaram alguns meses para serem concluídos. Mas ainda neste mês vamos liberar o recurso”, informou Soratto.
O investimento histórico reforça o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento esportivo e a formação de novos talentos. “O programa é um incentivo para que os atletas pratiquem suas modalidades com paixão, dedicação e vontade. Vamos torcer para que conquistem grandes resultados e levem o nome de nossa cidade para todos os cantos do país”, destacou o prefeito.
A cerimônia reuniu atletas e técnicos de diversas modalidades, como Atletismo, Basquete, Beach Tennis, Boxe, Ginástica Rítmica, Vôlei de Praia, Xadrez, Futsal, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Natação, Tiro e Voleibol.
Também estiveram presentes o prefeito Estêner Soratto, o vice-prefeito Denis Matiola, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte Carlos Zamparetti, integrantes da Comissão de Análise, servidores municipais, vereadores e representantes da imprensa.