Equipes de surfistas da região participaram da primeira etapa do treinamento na Praia do Cardoso
As equipes de surfistas Jagua Boys, de Jaguaruna, Associação de Tow In de Jaguaruna (Atowinj), e a empresa Wolf Island Big Wave se uniram para iniciar um treinamento avançado com o Corpo de Bombeiros Militar de Laguna nesta sexta-feira, dia 17, na Praia do Cardoso, em Laguna.
O objetivo é aprimorar as técnicas dos bombeiros resgatistas para atuarem nos eventos de ondas grandes que iniciam período de espera em novembro na região.
De acordo com o surfista Thiago Jacaré, um dos percursores do surf de ondas grandes na região, a ideia é compartilhar técnicas e conhecimento de abordagem e resgate em condições extremas, onde as ondas podem passar dos cinco metros.
“Foi um momento importante onde os surfistas apresentaram aos bombeiros os equipamentos e técnicas usadas em condições extremas. Sabemos que no big surf as condições são diferentes e tivemos a oportunidade de mostrar aos bombeiros algumas situações. Compartilhamos conhecimento e informações nesta primeira etapa”, comenta.
O treinamento será dividido em três etapas.
Os eventos contam com o apoio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Secretaria do Estado de Turismo (Setur) junto com a organização da Big Waves Brasil e Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Confederação Brasileira de Surf (Cbsurf).