A iniciativa busca oportunizar aos estudantes novas vivências através da literatura, da imaginação e de experiências práticas
Foto: Divulgação Os alunos do 3º ano da Escola Básica Municipal Antônio João Mendes, localizada no bairro Camacho, em Jaguaruna, estão vivendo uma experiência diferenciada através do projeto “Intercâmbio Cultural na Infância”: uma viagem pela Europa sem sair do ambiente escolar.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria entre a professora Jeanine Teodoro, a escritora Edla Zim e as professoras da Educação Especial Aline e Clau.
A iniciativa busca oportunizar aos estudantes novas vivências através da literatura, da imaginação e de experiências práticas, ampliando o olhar das crianças sobre o mundo.
Nesta semana, mais uma etapa importante do projeto foi realizada: uma visita ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi.
“O objetivo dessa visita foi ampliar o conhecimento das crianças através de uma aula-passeio, permitindo que elas conhecessem o funcionamento de um aeroporto na prática. Foi um momento muito especial e enriquecedor”, destaca a professora Jeanine.
“O diretor do aeroporto nos contou que somos a escola pioneira nesse tipo de visitação, que agora passará a fazer parte das atividades abertas às escolas da região”, relata.
As crianças puderam conhecer a sala de embarque, realizar um check-in simbólico, visitar os bombeiros do aeroporto e até conhecer a pista. A visita proporcionou momentos de aprendizado, interação e encantamento, fortalecendo ainda mais os objetivos do projeto.
“Foi muito mais do que uma simples visita. O projeto tem despertado nas crianças sonhos, curiosidade, pertencimento e a vontade de conhecer o mundo. Cada experiência vivida fortalece vínculos, amplia horizontes e cria memórias afetivas que ficarão guardadas para sempre no coração dos alunos. Ver o brilho nos olhos de cada criança durante essa vivência foi emocionante e nos mostra o verdadeiro sentido da educação: transformar realidades através do conhecimento, da imaginação e do afeto”, conclui a professora Jeanine.
O programa de visitas guiadas permanece aberto para escolas, universidades, entidades e demais instituições interessadas. As visitas são realizadas mediante agendamento prévio e seguem todos os protocolos de segurança exigidos para acesso às áreas operacionais do aeroporto.
"Queremos que a comunidade conheça o aeroporto além da perspectiva do embarque e desembarque. Existe uma grande estrutura operacional, profissionais altamente capacitados e uma série de procedimentos que garantem a segurança das operações. Abrir as portas para estudantes é uma forma de compartilhar conhecimento e mostrar a importância estratégica que o aeroporto possui para toda a região Sul catarinense", destaca o diretor executivo da Regional Sul Airport, Eglon Buraseska.
Os interessados podem obter mais informações e agendar uma visita pelo WhatsApp (48) 9907-5250.