O projeto é gratuito para crianças de 7 a 11 anos de idade
CBMSC/Divulgação/Folha Regional O primeiro dia do Programa Golfinho, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar, na manhã deste sábado, dia 3, foi realizado com grande sucesso na Praia do Campo Bom, em Jaguaruna, reunindo mais de 100 crianças em uma ação voltada à educação, prevenção e cidadania.
A iniciativa proporcionou um dia de aprendizado e interação, reforçando a importância da segurança e do cuidado com o meio ambiente nas praias.
O Programa Golfinho tem como objetivo principal fortalecer uma cultura de prevenção de acidentes, promovendo orientações lúdicas e educativas para o público infantil sobre o uso seguro das praias e demais ambientes aquáticos de lazer. Além disso, o programa incentiva o convívio harmônico entre as pessoas e o meio ambiente, contribuindo para a formação de uma sociedade mais segura, consciente e cidadã.
Criado em 1998, o projeto é gratuito para crianças de 7 a 11 anos de idade e tem duração total de 10h. Ele acontece durante o ano inteiro em cidades do interior do estado e, para prevenção em praias, durante a Operação Veraneio, geralmente entre dezembro e março.
Em razão das condições climáticas adversas, a edição do Programa Golfinho que estava programada para a Esplanada foi cancelada devido ao mau tempo, priorizando a segurança das crianças, das famílias e das equipes envolvidas.
Para este domingo, dia 4, a programação permanece normal. As atividades acontecem pela manhã, a partir das 8h, na praia do Camacho, e no período da tarde, a partir das 15h, na praia do Arroio Corrente.
O Programa Golfinho segue sendo uma importante ferramenta de educação preventiva, aproximando as crianças da temática da segurança aquática e da preservação ambiental, além de fortalecer o vínculo com a comunidade local.
