Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
Tubarão
34 °C
22 °C
Fechar [x]
Tubarão
34 °C
22 °C
PREVISÃO DO TEMPO

Sul de SC tem alerta de tempestade com ventos de até 100 km/h

Aviso laranja do Instituto Nacional de Meteorologia vale até quarta-feira (18) e inclui praticamente todo o Estado

Santa Catarina, 17/02/2026 15h37 | Atualizada em 17/02/2026 15h42 | Por: Redação Folha Regional
Foto: Freepik

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (17) um alerta laranja de “perigo” para tempestades em Santa Catarina e outros quatro estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O aviso é válido até a manhã de quarta-feira (18).

Em Santa Catarina, todas as regiões estão em alerta. Apenas alguns trechos do Litoral catarinense ficaram fora do aviso, como Florianópolis, São Francisco do Sul, Itapoá, Garopaba, Imbituba e Laguna.

Previsão de chuva intensa

De acordo com o Inmet, a previsão indica volumes de chuva entre 50 e 100 milímetros, além de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, especialmente em áreas urbanas e regiões com histórico de alto volume de precipitação.

Entre as regiões catarinenses sob alerta estão:

Serrana

Oeste Catarinense

Vale do Itajaí

Grande Florianópolis

Norte Catarinense

Sul Catarinense

Defesa Civil alerta para temporais no Sul

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o calor intenso aliado à instabilidade atmosférica mantém condições favoráveis para temporais nesta terça-feira (17), principalmente entre o Meio-Oeste e todo o Litoral.

Nessas áreas, o risco é considerado alto para ocorrências relacionadas a chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo, além de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais regiões do Estado, o risco é classificado como moderado.

Na quarta-feira (18), a tendência é de diminuição das condições para temporais. Ainda assim, o risco permanece moderado no Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, além de áreas do Alto Vale e Litoral Sul.

A Defesa Civil também alerta para risco elevado de deslizamentos, principalmente em locais que já registraram acumulados significativos de chuva nos últimos dias.

Calor intenso agrava cenário

Além do alerta de tempestade, a Defesa Civil emitiu aviso de calor intenso entre esta terça-feira (17) e sexta-feira (20), devido à atuação de uma massa de ar quente sobre Santa Catarina.

No Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, as temperaturas máximas devem variar entre 33°C e 36°C. Nas demais regiões, os termômetros devem marcar entre 29°C e 33°C.

O risco para ocorrências associadas ao calor é considerado de baixo a moderado em todo o Estado. O calor pode provocar desconforto térmico, desidratação e agravar doenças cardiorrespiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

A combinação de altas temperaturas e umidade também favorece a formação de temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite. No entanto, a chuva não deve ser suficiente para amenizar o calor, mantendo a sensação de abafamento, inclusive durante a noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!