Aviso laranja do Instituto Nacional de Meteorologia vale até quarta-feira (18) e inclui praticamente todo o Estado
Foto: Freepik O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (17) um alerta laranja de “perigo” para tempestades em Santa Catarina e outros quatro estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O aviso é válido até a manhã de quarta-feira (18).
Em Santa Catarina, todas as regiões estão em alerta. Apenas alguns trechos do Litoral catarinense ficaram fora do aviso, como Florianópolis, São Francisco do Sul, Itapoá, Garopaba, Imbituba e Laguna.
.jpg)
De acordo com o Inmet, a previsão indica volumes de chuva entre 50 e 100 milímetros, além de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, especialmente em áreas urbanas e regiões com histórico de alto volume de precipitação.
Serrana
Oeste Catarinense
Vale do Itajaí
Grande Florianópolis
Norte Catarinense
Sul Catarinense
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o calor intenso aliado à instabilidade atmosférica mantém condições favoráveis para temporais nesta terça-feira (17), principalmente entre o Meio-Oeste e todo o Litoral.
Nessas áreas, o risco é considerado alto para ocorrências relacionadas a chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo, além de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais regiões do Estado, o risco é classificado como moderado.
Na quarta-feira (18), a tendência é de diminuição das condições para temporais. Ainda assim, o risco permanece moderado no Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, além de áreas do Alto Vale e Litoral Sul.
A Defesa Civil também alerta para risco elevado de deslizamentos, principalmente em locais que já registraram acumulados significativos de chuva nos últimos dias.
Além do alerta de tempestade, a Defesa Civil emitiu aviso de calor intenso entre esta terça-feira (17) e sexta-feira (20), devido à atuação de uma massa de ar quente sobre Santa Catarina.
No Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, as temperaturas máximas devem variar entre 33°C e 36°C. Nas demais regiões, os termômetros devem marcar entre 29°C e 33°C.
O risco para ocorrências associadas ao calor é considerado de baixo a moderado em todo o Estado. O calor pode provocar desconforto térmico, desidratação e agravar doenças cardiorrespiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
A combinação de altas temperaturas e umidade também favorece a formação de temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite. No entanto, a chuva não deve ser suficiente para amenizar o calor, mantendo a sensação de abafamento, inclusive durante a noite.