Todos os aracnídeos foram encontrados em um único terreno
A vigilância epidemiológica de Braço do Norte capturou 117 escorpiões-amarelos durante uma intervenção no bairro Santa Luzia. Todos os aracnídeos foram encontrados em um único terreno. A espécie é considerada a mais venenosa da América do Sul.
Em 2025, já são 240 registros no município. Até o momento, as aparições foram concentradas nos bairros Santa Luzia e São Maurício.
A vigilância deve intensificar as ações noturnas com o uso de lanternas de luz negra, tecnologia que facilita a localização dos escorpiões. Paralelamente, a Secretária de Saúde fará o mapeamento dessas áreas críticas e dará continuidade às ações de orientação.
A colaboração dos moradores é essencial para o combate da proliferação dos escorpiões. É fundamental manter quintais e terrenos limpos, vedar ralos, frestas e vãos, evitar acúmulo de materiais e eliminar fontes de alimento dos escorpiões, como baratas.
Em caso de avistamento, a orientação é não tentar capturar o animal e acionar imediatamente a Vigilância Epidemiológica. O controle da espécie é desafiador e exige um esforço conjunto entre poder público e comunidade.