Sexta-feira, 24 de maio de 2024
Tubarão
32 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
17 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Cerca de 400 pacientes participam do 1º mutirão de cirurgias de cataratas no hospital de Jaguaruna

A ação segue até esta quarta-feira e atende pacientes entre 16 a 94 anos de toda a região

Jaguaruna, 08/08/2023 11h18 | Atualizada em 08/08/2023 11h18 | Por: Redação Folha Regional

O Hospital de Caridade de Jaguaruna (HCJ) iniciou nesta segunda-feira, dia 7, o primeiro mutirão de cirurgias de cataratas. A ação continua até esta quarta-feira, dia 9, e beneficia 400 pacientes, com idades de 16 a 94 anos, de municípios da região que aguardavam o procedimento.

As cirurgias de catarata estão sendo feitas no novo centro cirúrgico do HCJ inaugurado com o início dos procedimentos. 

Nos dias 4 a 6 de setembro ocorrerá novamente esse mutirão. O número de pacientes será definido após a finalização desta primeira ação.

O Hospital de Caridade de Jaguaruna é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) em parceria com a prefeitura local.

De acordo com o relatório do Ministério da Saúde, a cegueira é considerada um problema de saúde pública, entretanto, somente nas últimas décadas vem recebendo das autoridades de saúde do país um tratamento diferenciado que objetiva minimizar a sua prevalência na população.

Dados mundiais revelam que existem cerca de 50 milhões de cegos em todo o mundo, 180 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual e 135 milhões com deficiência visual e risco de cegueira, segundo as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

As principais causas de cegueira no adulto são: a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada com a idade.

A catarata é a opacificação do cristalino, que em seu estado natural, é normalmente claro e transparente no seu olho. Ela interfere na absorção da luz que chega a retina, causando uma visão progressivamente borrada. Esta opacificação normalmente se deve ao processo de envelhecimento, mas também pode ser causada por um trauma ocular, hereditariedade, diabetes e até mesmo por alguns medicamentos.
 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!