O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e em parceria com as secretarias municipais de saúde
No próximo sábado,18, acontece em todo território nacional o Dia D da Campanha de Vacinação. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e em parceria com as secretarias municipais de saúde.
Com o slogan "vacina é vida", a campanha deste ano marca os 125 anos de fundação da Fiocruz.
“Na Fiocruz, produzimos vacina, acreditamos na vacina e celebramos a vacina. Há 125 anos trabalhamos em prol da saúde e da vida das pessoas”, reforça o presidente da Fundação, Mario Moreira.
Durante todo o sábado, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região estarão abertas para receber as famílias que desejarem atualizar sua caderneta de vacinação, além de oferecerem ações alusivas ao Outubro Rosa.
Em Tubarão, uma série de vacinas serão oferecidas para crianças, adolescentes e adultos. São elas:
Para menores de 7 anos estão disponíveis as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, penta, polio inativada, pneumocócica 10 valente, meningocócica C/meningocócica ACWY, influenza trivalente, covid-19, febre amarela, tríplice viral, DTP, hepatite A e varicela.
Para maiores de 7 anos e adolescentes: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano adulto, dTpa, meningocócica ACWY, HPV e varicela.
Em Treze de Maio, a prefeitura preparou dois pontos de concentração para a aplicação dos imunizantes, no Salão Comunitário da Igreja do Rio Vargedo e no Posto do Centro. Nos locais, além da vacinação estão sendo preparados brinquedos e demais atrações para o público infantil.
O secretário de saúde, André Viana, reforça o convite para a população: "O Dia D de Vacinação é uma grande oportunidade para reforçarmos a importância da imunização como uma das principais formas de cuidar da nossa saúde e da saúde de toda a comunidade. A vacinação é um ato de proteção e de responsabilidade coletiva. Por isso, queremos incentivar todos os públicos a comparecerem, atualizarem suas vacinas e confiarem na segurança e eficácia dos imunizantes oferecidos pelo SUS. Juntos, podemos prevenir doenças e fortalecer a saúde de todos", afirmou.