Terça, 27 de fevereiro de 2024
Tubarão
31 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
21 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Hemosc fará ação de coleta de sangue em Jaguaruna no dia 30 de maio

A equipe fará coleta externa seletiva para doadores da tipagem A e O positivo e negativo

Jaguaruna, 15/05/2023 17h36 | Atualizada em 15/05/2023 21h24 | Por: Redação Folha Regional

O Centro de Hemoterapia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) estará em Jaguaruna no próximo dia 30 de maio, uma terça-feira, para um dia de coleta de sangue dos tipos A e O negativo e positivo.

A ação em parceria com a prefeitura será realizada na secretaria de Saúde com horário pré-agendado. Os doadores interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone e whatsapp (48) 3444-7414 (Daniela).

O Centro de Hemoterapia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) encerrou 2022 com um crescimento de 3,4% no total de doações de bolsas de sangue e plaquetas por aférese. Em todo o Estado, foram coletadas 127.204 bolsas de sangue total e 4.794 plaquetas por aférese, totalizando 131.998 doações no ano passado.

De acordo com a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, o resultado reflete a retomada das rotinas com redução do número de casos da Covid-19. Além disso, a rede de captação trabalha de maneira permanente para ampliar o número de doadores.

“O catarinense é um povo muito solidário e, sempre que chamado, contribui com a doação de sangue. Santa Catarina está entre as mais altas taxas do país de percentual de doadores pelo total da população e trabalhamos para manter essa marca”, afirma a diretora.

O Estado tem uma taxa de 9,56 doadores a cada 1 mil habitantes, conforme dados do Ministério da Saúde de 2022, um percentual acima da média do Brasil, de 9,4. Com a FAHECE, organização social que faz a gestão junto à Secretaria de Estado da Saúde, o HEMOSC trabalha para manter os estoques regulares e promove a conscientização sobre a doação como um ato de cidadania.

O que é necessário para doar?

O processo de doação de sangue é constituído de quatro etapas: Cadastro do Doador, Pré-triagem, Triagem e Coleta do Sangue.

O tempo médio de duração deste processo é de 55 minutos.

Os principais requisitos para ser um doador são:

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.

Ter repousado bem na noite antes da doação;

Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;

Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!