Município se torna pioneiro em ações integradas de saúde pública e defesa dos direitos dos animais
Após instituir a Política Municipal de Bem-Estar Animal, a prefeitura de Pescaria Brava avança com duas iniciativas inéditas em Santa Catarina: a inauguração do primeiro Centro de Saúde do Bem-Estar Animal do município e a realização do primeiro censo animal do Estado.
A inauguração do centro acontecerá no sábado, dia 24, no bairro Siqueiro, na Avenida Eliete de Souza, e será acompanhada de um mutirão de castração de cães e gatos, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio, já no novo espaço.
Centro de Saúde do Bem-Estar Animal será um espaço destinado ao apoio de políticas públicas, parcerias com entidades de proteção animal, atividades educativas, campanhas de vacinação, microchipagem e castração. Além disso, será o ponto de articulação para denúncias de maus-tratos e para o desenvolvimento de programas de guarda responsável.
Censo animal
Outro destaque é que Pescaria Brava será o primeiro município catarinense a realizar um censo animal, mapeando a quantidade de cães e gatos existentes em cada residência. A iniciativa permitirá ao poder público planejar com mais precisão políticas de saúde e bem-estar animal, bem como controlar surtos de zoonoses e fortalecer o controle populacional dos animais domésticos.
O prefeito Henrique Castro celebrou mais essa conquista. “Estamos escrevendo uma nova história em Pescaria Brava, em que o cuidado com os animais é tratado com a seriedade e o respeito que merece. Com o Centro de Saúde e o Censo Animal, damos mais dois passos importantes para integrar a saúde animal à saúde pública, promovendo dignidade, conscientização e políticas sustentáveis”, comenta.
As ações integram a recém-sancionada Lei Complementar nº 244, que institui a Política Municipal de Bem-Estar Animal.