Terça, 17 de setembro de 2024
Tubarão
23 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
12 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Projeto incentiva saúde e bem-estar aos idosos da região no Parque Diamante 

Moradores de Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava podem participar da ação que tem proporcionado momentos de interação e aprendizado entre os participantes

Capivari de Baixo, 13/08/2023 08h49 | Atualizada em 14/08/2023 17h09 | Por: Redação Folha Regional

Mais aos fundos do Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, em um espaço tranquilo em meio à natureza, dona Santina Balduino, de 79 anos, tem seu momento de interação, lazer e aprendizado. Ela toca na terra e ao lado de seus novos amigos, aprende técnicas para o cultivo das plantas e ervas medicinais.

Santina é moradora de Capivari de Baixo e uma das participantes do projeto “Saúde na Linha dos Olhos – Cultivando Saúde e Bem-Estar”. O projeto é realizado no Parque Diamante +Energia com o intuito de democratizar e garantir o acesso da comunidade da terceira idade a atividades, produtos e serviços que promovam efetiva melhoria na qualidade de vida.

Até o final do ano, o programa oferece oficinas e atividades culturais, educacionais e de lazer ao público-alvo (a partir de 60 anos) para propiciar o contato com a natureza e manter a saúde por meio da cultura do cultivo de alimentos orgânicos (hortaliças, temperos e ervas medicinais). Moradores de Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava podem participar da ação.

Ao participar das atividades, dona Santina lembra do seu tempo de infância, quando acompanhava o pai na roça, no plantio das verduras para o sustento da família em uma das comunidades de Capivari de Baixo. “Meu avô tinha engenho de farinha. Lembro que subíamos no carro de boi até chegar na roça. Por muitos anos eu vinha aqui nessa área próxima ao Parque para colher marcela, pegar lenha e lavava com a carroça”, conta.

Viúva, mãe de nove filhos, Santina se realiza ao poder frequentar as oficinas no Parque Diamante +Energia e aprender novas técnicas para cultivar hortas, fazer compostagem e manter uma rotina saudável, como era no seu tempo de infância e adolescência.

Uma vez por mês ela pega sua bicicleta e vai até o Parque para participar do projeto Saúde na Linha dos Olhos. “Venho sempre aprender novas técnicas, aprendi a fazer o caixote (canteiro elevado). Achei bom porque não ocupa muito espaço e dá pra plantar bastante coisa”, diz a participante que já convida os vizinhos, e conhecidos para ingressarem no projeto que tem trazido resultados positivos. “Aqui a gente aprende muita coisa diferente, faz amizades e temos momentos de troca de experiência, é muito bom”.

Saúde na Linha dos Olhos

Durante o projeto, os idosos poderão participar de algumas atividades voltadas à saúde através da cultura e incentivo a alimentação saudável e ainda terão a oportunidade de compartilhar seus saberes com alunos da rede pública de ensino do município.

Com o auxílio do técnico da Epagri do município, Leonir Roque Funez, são realizadas Oficinas de Compostagem e Horta Urbana com conceitos de agricultura orgânica, gestão de resíduos sólidos e orgânicos, benefícios da compostagem para o meio ambiente, tipos de compostagem, formas de utilização do adubo no plantio, tipos de horta urbana, preparação do solo, entre outros fatores. Também tem momentos de construção de uma composteira, preparo de canteiros até o plantio de hortaliças e verduras. As mudas são doadas pela Agropecuária Ouro Verde, que está sendo parceira do projeto.

Ervas medicinais e temperos, preparo de um jardim terapêutico, adubação e tratos culturais também são conceitos a serem trabalhados em outra oficina disponível aos participantes.

Nas oficinas da ação Saúde na Linha dos Olhos, os idosos ainda terão atividades como o Festival da Colheita, quando terão acesso às primeiras hortaliças e verduras produzidas que poderão ser doadas para escolas e instituições locais. Os estudantes poderão visitar e interagir com os participantes e conhecer os trabalhos desenvolvidos nas oficinas.

Quem pode participar?

As inscrições continuam abertas pelo link: www.parquediamanteenergia.com.br/saude-inscricao. Podem participar pessoas a partir dos 60 anos dos municípios de Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava. Os interessados podem esclarecer dúvidas e obter mais informações entrando em contato pelo telefone (48) 99904-1928.

 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!