Alerta do Inmet é válido até meio-dia e prevê declínio acentuado nas regiões Sul, Oeste e Serra
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (6) um alerta laranja de “perigo” para a queda de temperatura em Santa Catarina, abrangendo as regiões Sul, Oeste e Serra. O aviso é válido até meio-dia e alerta a população sobre risco de desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
O Inmet prevê que a temperatura deve cair mais de 5°C nas áreas afetadas. Além disso, outro alerta, desta vez amarelo, foi emitido para intensificação dos ventos no litoral, com risco de movimentação de dunas de areia sobre construções. O aviso laranja de queda de temperatura se estende até o meio-dia, enquanto o alerta amarelo de ventos é válido para todo o litoral até o fim do dia.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a massa de ar frio começará a impactar o estado já a partir da tarde desta segunda, com temperaturas mínimas à noite entre 10°C e 12°C, e no litoral entre 12°C e 16°C. O frio deve se intensificar na terça-feira (7), com máximas não ultrapassando 15°C, mantendo a sensação térmica baixa, principalmente durante as madrugadas.
A Defesa Civil reforça a importância de evitar exposição prolongada ao frio, manter aquecimento adequado em residências e atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.