O animal que teve o vírus confirmado é de uma criação destinada para o consumo próprio da família responsável pela produção
O primeiro caso de gripe aviária em uma galinha de criação doméstica foi detectado em Meleiro, no sul de Santa Catarina. A informação foi dada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do Estado (Cidasc), nesta quinta-feira, 10.
O animal que teve o vírus confirmado é de uma criação destinada para o consumo próprio da família responsável pela produção. Esse é o único caso da doença detectado no estado.
Amostras colhidas pela Cidasc foram analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, referência mundial para o diagnóstico de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.
Conforme o protocolo do Ministério da Agricultura, as aves de criação onde a doença foi detectada foram abatidas.
Primeiras medidas
Médicos veterinários da Cidasc estiveram na residência onde foi detectado o caso na manhã desta quinta-feira e realizaram as primeiras providências.
De imediato, as granjas comerciais localizadas em um raio de 10km também foram vistoriadas para verificar se há aves com sinais clínicos de influenza aviária.
Se houver mortalidade acima do normal no plantel, aves com diarreia ou sintomas respiratórios ou nervosos, o produtor deve notificar a Cidasc de seu município ou registrar a suspeita pela internet na página do Sisbravet.
O corpo técnico da Cidasc está atuando diretamente no local e reforçando a orientação dos produtores quanto às medidas preventivas.