Sábado, 23 de novembro de 2024
Tubarão
22 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
22 °C
16 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Tubarão confirma 1º morte por dengue de 2024; vítima era um idoso de 72 anos

O município é o primeiro da Amurel a registrar morte pela doença e é considerado área infestada pelo mosquito Aedes aegypti

Tubarão, 28/05/2024 15h42 | Atualizada em 28/05/2024 15h42 | Por: Redação Folha Regional

A prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou a primeira morte provocada por dengue do município nesta terça-feira, dia 28.

A vítima trata-se de um idoso, de 72 anos, residente no bairro Oficinas e que contraiu a doença no município.

“A administração municipal lamenta profundamente o ocorrido, solidariza-se com amigos e familiares e lembra que, atualmente, o município é considerado área infestada pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue”, diz a prefeitura em nota.

A situação é motivo de vigilância constante por parte dos órgãos responsáveis, bem como são inúmeras as ações de combate e as iniciativas de prevenção, como a instalação de armadilhas, análises de focos e pulverização de regiões mais infestadas. Muitas ações são realizadas em parceria com a Gerência Regional de Saúde, atividades inerentes ao controle do vetor, conforme as diretrizes estaduais.

Os esforços da população são fundamentais, no sentido de eliminar-se todo e qualquer depósito que possa acumular água, evitando, dessa forma, a proliferação do mosquito e novos casos de dengue.

De acordo com o último boletim divulgado, o município contabiliza 240 focos do mosquito, sendo 71 em Oficinas, 32 no Centro, 25 na Vila Esperança, 18 no Humaitá de Cima e no São João Margem Esquerda, 14 na Vila Moema, 12 no Santo Antônio de Pádua, nove no Humaitá e no São Cristóvão, seis no Dehon, quatro no Recife, três no Monte Castelo e no Morrotes, dois em São Martinho e no Revoredo, e um foco cada no Fábio Silva, no Sertão dos Corrêa, na Passagem e no Passo do Gado. Em termos de notificações, mais um aumento, de 585 para 615.

Em relação a casos confirmados, outro aumento: 97 no total, contra 78 na última semana, sendo 25 alóctones (transmissão fora da cidade) e outros 72 autóctones (transmissão dentro da cidade). Existem ainda 458 casos descartados, e outros 60 sob investigação no momento. Em relação ao número de internações hospitalares que ocorreram ao longo do ano, de janeiro até esta semana, um total de 16 internações registradas na cidade em virtude da dengue.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!