Número de focos do mosquito chegou a 64; município tem 22 notificações
Foto: Stephen Ausmus/Reprodução O município de Tubarão confirmou o primeiro caso de dengue com transmissão autóctone em 2026, quando a infecção ocorre dentro da própria cidade. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11) pela Secretaria de Saúde.
Além da confirmação do caso, o município registrou um aumento significativo nos focos do mosquito Aedes aegypti. Em apenas uma semana, o número saltou de 31 para 64 focos.
Nesta semana, Tubarão contabiliza 22 notificações relacionadas à dengue. Deste total, 18 casos foram descartados, três seguem como suspeitos e um foi confirmado com transmissão local.
Os focos do mosquito estão distribuídos desta forma:
Oficinas (9)
Centro (9)
Recife (8)
Morrotes (7)
Revoredo (6)
Fábio Silva (4)
Humaitá (4)
Vila Moema (3)
Santo Antônio de Pádua (3)
Monte Castelo (3)
São João Margem Esquerda (3)
Humaitá de Cima (2)
Dehon (2)
Passagem (1)
Diante do cenário, a Vigilância Epidemiológica de Tubarão reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito transmissor da dengue.
A orientação é eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d’água devidamente vedadas e realizar limpeza periódica de calhas e ralos.
Denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti podem ser feitas à Ouvidoria Municipal pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail [email protected].