O esquema vacinal completo é composto por duas doses (D1 e D2), com um intervalo de três meses entre as aplicações
Foto: Divulgação Adolescentes entre 10 e 14 anos de todos os municípios catarinenses poderão se vacinar contra a dengue. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez a distribuição das doses na última sexta, dia 23, para todas as regionais de saúde. Até então, a vacinação estava concentrada em 100 municípios, distribuídos em sete regiões e contemplava adolescentes de 10 a 16 anos de idade.
Para Tubarão, foram destinadas 1.020 doses, seguindo a estratégia de ampliação do Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros.
O esquema vacinal completo é composto por duas doses (D1 e D2), com um intervalo de três meses entre as aplicações. Um ponto importante para os pais e responsáveis é que a vacina contra a dengue pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A Secretária de Saúde de Tubarão, Carina Pereira de Bonna Portão, explica que, embora o perfil epidemiológico local apresente maior incidência em outras faixas etárias, a adesão dos jovens é fundamental para o controle da doença. “O Ministério da Saúde definiu o público de 10 a 14 anos com base em um levantamento federal de maior contágio. Apesar de em nossa região o público mais afetado ser o de 30 a 45 anos, precisamos seguir as normativas federais”, afirma Carina.