Graças à rápida intervenção, o bebê voltou a respirar normalmente e foi conduzido ao hospital
Bombeiros foram surpreendidos nesta semana por uma mãe desesperada que buscou ajuda para seu bebê de apenas dois meses de vida. A criança apresentava quadro de OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho) por leite materno.
Diante da urgência, os bombeiros prontamente iniciaram os procedimentos de desengasgamento. O caso foi registrado na segunda, dia 25, no município de Capinzal.
Graças à rápida intervenção, o bebê voltou a respirar normalmente e, em seguida, foi encaminhado ao hospital para avaliação médica e acompanhamento. O Corpo de Bombeiros reforça a importância de que pais e responsáveis conheçam as manobras de desengasgamento em crianças, pois situações como essa podem ocorrer de forma repentina e exigem resposta imediata até a chegada do socorro especializado.
Além disso, a orientação é de que, enquanto um adulto realiza as manobras, o CBMSC seja acionado pelo telefone 193. Procurar atendimento diretamente no quartel pode gerar risco, pois as equipes podem estar empenhadas em outra ocorrência (fora do quartel). Ao ligar para o 193, a Central de Operações direciona o chamado para a equipe disponível mais próxima.