Máquina possui câmera acoplada, comando de voz e controle que pode ser usado por celular
Um cão robô está chamando a atenção nos últimos dias e promete reforçar a segurança junto com a Guarda Municipal. O 'Cyber dog', como a máquina foi chamada pela administração do município de Chapecó, no oeste catarinense, possui câmera acoplada e será usado para acessar áreas de risco na cidade, como galerias, escombros e regiões de mata.
O equipamento foi entregue à guarda nesta semana. De acordo com o município, o robô teve custo de R$ 42 mil. Além da câmera, o robô possui comando de voz e controle que pode ser usado por celular. As imagens captadas aparecem imediatamente nos aparelhos e ajudam a fazer varreduras de áreas inseguras. A bateria do equipamento tem duração de 1h30.
O diretor de Segurança Pública, Roger de Lima, afirma que o robô tem como funcionalidade ser um equipamento multifunção, usado também para atividades lúdicas junto à comunidade escolar.
"Ele acaba tendo comandos de voz, e aí a gente vai utilizar também junto ao nosso setor de educação, com atividades lúdicas voltadas de prevenção às drogas, orientação sobre trânsito, toda essa parte de atividade de educação que o setor da Guarda Municipal faz junto às escolas no município", disse o diretor.
O município também disponibilizou à Guarda 15 armas de choque Spark e dois veículos. Os tasers vão reforçar especialmente as atividades de patrulha escolar. No total, foram gastos R$ 375 mil com os novos equipamentos.