Suspeito utilizava redes sociais para enaltecer atos violentos e está proibido de frequentar escolas
Gaeco investiga jovem por incentivar violência em ambiente escolar - Foto: Freepik O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu mandado de busca na residência de um jovem suspeito de divulgar e enaltecer atos de violência em ambiente escolar. A ação ocorreu nesta sexta-feira (27), em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. O investigado já possui antecedentes criminais.
Durante a operação, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão e de quebra do sigilo de dados telemáticos em dispositivos eletrônicos do suspeito, além de outras medidas cautelares diversas da prisão.
Como medidas determinadas pela Justiça, o jovem passará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica e está proibido de frequentar estabelecimentos de ensino, garantindo proteção aos alunos e à comunidade escolar.
Veja também: Árbitro é flagrado com simulacro de arma após confusão em jogo de futebol em Imbituba
A investigação teve início após informações repassadas à Polícia Militar de Jaraguá do Sul, que indicaram a existência de um perfil em rede social promovendo apologia à violência. O CyberGAECO identificou o titular da conta, com histórico criminal anterior.
Os materiais apreendidos serão encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames e emitirá laudos periciais. As evidências serão analisadas pelo CyberGAECO para:
A operação reforça a atuação do GAECO no combate à incitação à violência e à criminalidade em ambientes escolares, protegendo estudantes e prevenindo novos crimes.