Segundo os bombeiros, nove viaturas foram enviadas ao local
Um incêndio atingiu a fachada do casarão do antigo Museu da Casa Brasileira, na Zona Oeste de São Paulo, na tarde deste sábado, dia 5.
O Museu da Casa Brasileira ocupou o casarão até 2023, quando foi finalizado o convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado e a Fundação Padre Anchieta (FPA) - que é responsável pelo local. Com o fim do convênio, o espaço Solar Fábio Prado passou a receber exposições.
Segundo os bombeiros, nove viaturas foram enviadas ao local. O primeiro tenente dos bombeiros disse que o incêndio teria se iniciado num processo de solda. Uma parte da fachada do Solar Fábio Prado foi pretejadas pela fumaça, mas o Cobom avalia que a estrutura não foi afetada e nada foi atingido dentro do casarão.
O imóvel fica localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima. A partir do dia 10 de outubro o espaço iria receber uma exposição de 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum. Em nota, o museu informou que o incêndio foi na fachada da montagem da exposição.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Polícia Civil investiga as causas do incêndio na estrutura montada na frente do prédio.
"O Corpo de Bombeiros compareceu no local e as chamas foram extintas. Ao tentar sair, um dos funcionários que estava montando a estrutura, se lesionou. Ele foi socorrido e levado ao PS Campo Limpo, sendo medicado e liberado em seguida. O caso está sendo registrado no 14º DP (Pinheiros)."
Antigo museu
O local ainda guarda e conserva objetos, móveis e equipamentos que representam a história da arquitetura no Brasil.
Construído entre 1942 e 1945, o Solar Prado, implantado em um terreno de aproximadamente 15.000 m², é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O espaço é um importante núcleo de pesquisa, discussão de arquitetura e design.
As informações são do G1