O simulado contribuiu com a capacitação dos policiais para tomadas de decisão de forma a produzir resposta mais célere e eficiente nas cidades de pequeno porte
Uma simulação de assalto a um banco em Pedras Grandes chamou a atenção dos moradores nesta sexta-feira, dia 4.
Com armas e explosivos cenográficos, policiais passaram a manhã em treinamento no curso de Ações Integradas de Defesa coordenado pelo Batalhão de Operações Policiais especiais (BOPE) de Santa Catarina.
Eles participaram de simulações com o objetivo de apresentar ações a serem desencadeadas quando da iminência e do acontecimento de ocorrências de maior vulto como crimes violentos contra o patrimônio, qualificando-os e capacitando-os para as tomadas de decisão de forma a produzir resposta mais célere e eficiente nas cidades de pequeno porte, referente a ações de roubos de grande vulto, crises instaladas e crimes de maior complexidade.
A simulação exigiu mudança na rotina do município, já que ocorreu em frente ao Banco do Brasil, na principal avenida da área central de Pedras Grandes. De acordo com a direção do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a compreensão e o apoio dos moradores locais foram fundamentais para a qualificação dos 54 profissionais de segurança pública, na sua maioria policiais militares, mas também membros de outras instituições. “Com isso, aperfeiçoarmos nossas condições de responder com celeridade e eficiência a eventos dessa natureza. Muito obrigado, Pedras Grandes!”, agradece a PM.
Após a simulação, os integrantes do curso participaram da cerimônia de formatura na sede do 8º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM). A solenidade contou com a presença do comandante regional, coronel Jefer Francisco Fernandes, e demais autoridades civis e militares.
Na oportunidade, 54 agentes de Segurança Pública de diversas instituições concluíram a 7ª edição do curso que teve carga horária semanal de 50 h/a, no regime semi-internato sendo ministradas aulas práticas e teóricas dentre as seguintes disciplinas: Primeira intervenção em ocorrências de crise com explosivos; Estudo de caso; Inteligência policial; Perícia criminal; Plano de defesa; Gerenciamento de operações; Embarque e desembarque de aeronaves; Histórico de roubos a bancos e Simulado real.
Durante a solenidade de formatura foram entregues os certificados e brevês do curso aos alunos formandos em reconhecimento ao treinamento e qualificação para ocorrência de alto risco e crimes de grande complexidade.