Durante os dias de liberdade temporária, os detentos devem seguir regras estabelecidas pelo juízo da execução penal.
Entre os dias 4 e 10 de agosto, 640 detentos do sistema prisional de Santa Catarina vão deixar temporariamente as unidades prisionais para a saída temporária referente ao Dia dos Pais. Em Tubarão, o benefício será concedido a 48 presos, segundo informações da Secretaria de Estado da Justiça e da Reintegração Social (Sejuri).
A saída temporária está prevista na Lei de Execução Penal e só é concedida pelo Poder Judiciário aos apenados que cumprem critérios como:
estar no regime semiaberto;
apresentar bom comportamento carcerário;
já ter cumprido parte da pena.
Essas condições visam garantir que apenas aqueles que demonstraram comprometimento com a ressocialização recebam o benefício.
Leia também: Suspeito de matar jovem e professor em SC é preso pela Interpol
Durante os dias de liberdade temporária, os detentos devem seguir regras estabelecidas pelo juízo da execução penal. O descumprimento ou o não retorno no prazo pode resultar em sanções, incluindo a regressão para um regime mais severo.
A Sejuri informou que o Departamento de Polícia Penal acompanha de perto o cumprimento das normas. A ação é realizada de forma integrada com outros órgãos de segurança pública para monitorar os beneficiados e garantir que as condições impostas sejam respeitadas.