Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
SEGURANÇA

MPSC denuncia morador de Pescaria Brava por armazenar e expor conteúdos de pornografia infantil

Além de armazenar os conteúdos, as investigações constataram que, em ao menos três ocasiões, o denunciado expôs à venda esse tipo de material em uma rede social

Pescaria Brava , 09/07/2025 15h31 | Por: Redação Folha Regional | Fonte: MPSC
Divulgação/Folha Regional

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Laguna, denunciou um morador de Pescaria Brava pelos crimes de armazenamento e comercialização de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. 

A denúncia é resultado de uma apuração iniciada no Estado de São Paulo após uma manifestação recebida pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. A investigação identificou um grupo que negociava esse tipo de conteúdo ilegal e apontou que um dos envolvidos vivia em Santa Catarina. A partir dessa informação, a Delegacia de Polícia de Pescaria Brava solicitou um mandado de busca e apreensão, prontamente autorizado e cumprido. 

Conforme narrado na denúncia pelo Promotor de Justiça Paulo Henrique Lorenzetti da Silva, durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos o celular, o notebook e o computador do investigado. A análise pericial revelou milhares de arquivos, entre fotos e vídeos, com cenas de abuso sexual infantil. Também foi constatado que, em ao menos três ocasiões, o denunciado expôs à venda esse tipo de material por meio de uma rede social, disponibilizando inclusive uma chave Pix vinculada a ele próprio para pagamento. 

As conversas encontradas no aparelho celular reforçam a prática criminosa: em pelo menos três diálogos, o homem ofereceu pacotes com vídeos pornográficos envolvendo crianças e adolescentes mediante pagamento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apoio do CyberGAECO 

Diante da gravidade e da complexidade do caso, a apuração contou com o apoio do CyberGAECO, grupo do MPSC especializado em crimes cibernéticos, que elaborou um relatório técnico com base no laudo pericial da Polícia Científica. A atuação conjunta garantiu a rápida coleta e análise das provas digitais, considerando a urgência e o grande volume de arquivos apreendidos. 

O homem foi preso em flagrante e está detido preventivamente. Na denúncia apresentada à Justiça, o MPSC pede a condenação dele por armazenar e expor à venda material pornográfico infantil, com a causa de aumento pela quantidade de vezes dos fatos praticados. 

Conforme o Promotor de Justiça, assim que os fatos chegaram ao conhecimento, houve ação imediata por parte da Polícia Civil de Pescaria Brava e, após trabalho da Polícia Científica e do CyberGAECO, foi possível coletar as evidências do crime. "A proteção integral de crianças e adolescentes é prioridade absoluta. A quantidade e o teor do material encontrado demonstram um cenário extremamente grave, que exige resposta firme do sistema de Justiça. O Ministério Público atuará com todo o rigor necessário para responsabilizar o denunciado", completou Lorenzetti. 

Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!