Investigações revelaram que adolescentes também integravam a organização, que apresentava uma estrutura, divisão de tarefas e até uma central de cobrança de dívidas oriundas do crime
O Poder Judiciário da Comarca de Imaruí condenou dez denunciados (5 homens e 5 mulheres) pertencentes a uma organização criminosa que vinha atuando na cidade desde o ano de 2022, pelo envolvimento com crimes como integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.
No total, somadas todas as condenações, as penas ultrapassam 80 anos de prisões, todas em regime inicial fechado.
Muitos dos condenados já se encontram recolhidos ao sistema prisional catarinense por força de prisões preventivas decretadas, de onde, inclusive, continuavam a dar as ordens de comando ao grupo criminoso, conforme apurado durante as investigações.
Entenda o caso
No ano de 2022 a Polícia Civil de Imaruí deflagrou uma série de diligências visando combater o tráfico de drogas na cidade. Com o aprofundamento das investigações, descobriu-se que uma organização criminosa atuante em todo o território catarinense também se instalou no município com o intuito de expandir a criminalidade e a ela dar suporte com o fornecimento de armas e de drogas.
Nos últimos dois anos, vários relatórios policiais foram elaborados e culminaram em buscas e apreensões em residências dos investigados, prisões em flagrante, prisões preventivas, apreensões de drogas, de armas de fogo, munições, aparelhos celulares, balanças de precisão, máquina de cartão de crédito etc.
À medida que as investigações evoluíram, novos envolvidos foram identificados, inclusive os legítimos líderes locais e da região.
A Justiça também descobriu que adolescentes integravam a dita organização, que apresentava uma estrutura, divisão de tarefas e até uma central de cobrança de dívidas oriundas do crime.
Com o trabalho policial e a consequente condenação e prisão dos envolvidos, a organização criminosa foi devidamente desmantelada.