Criminosos teriam escolhido para o encontro o município de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, por ser a primeira colônia alemã em Santa Catarina
Oito homens foram presos em flagrante pela Polícia Civil de Santa Catarina por meio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) suspeitos por fazerem parte de uma célula neonazista interestadual.
O grupo estava reunido em um sítio na cidade de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, e participava de um encontro anual da célula.
A prisão ocorreu na segunda-feira, dia 14, mas a polícia informou sobre a operação apenas nesta terça, dia 15.
De acordo com as investigações, os criminosos teriam escolhido o município por ser a primeira colônia alemã em Santa Catarina, instalada em 1829.
Durante as buscas, foram encontradas diversas indumentárias dos grupos supremacistas que fazem parte, bem como material digital. Tratava-se de encontro anual de uma célula neonazista interestadual, com integrantes dos três Estados da Região Sul, os quais também integram grupo skinhead internacional.
Os oito participantes foram conduzidos para a sede da DEIC e autuados em flagrante pela prática dos crimes de associação criminosa e racismo. Um dos conduzidos ainda foi autuado por porte ilegal de arma de fogo por ter sido flagrado com munições.
A ação contou com o apoio da DCAC/DEIC, DFRC/DEIC, DFAZ/DEIC, Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais - CORE/PCSC e Tático do 37º BPM.